Descrição de chapéu Eleições 2018

Cobertura da Folha teve reportagens exclusivas e inovações

Jornal trouxe novidades e teve furos que pautaram as eleições

São Paulo

Reportagens mostraram, por exemplo, que empresários aliados de Jair Bolsonaro (PSL) bancaram disparos em massa de mensagens contra o PT no WhatsApp e que Fernando Haddad se cercou de petistas que respondem processos na Justiça.

O equilíbrio nos textos publicados sobre os concorrentes ao Palácio do Planalto marcou o trabalho da Folha. Houve um controle interno em tempo real da cobertura, que mostrou tratamento simétrico às duas candidaturas em relação ao espaço dado e à proporção de matérias críticas sobre candidatos no primeiro e no segundo turno. 


Antes e durante a campanha, a Folha apostou em serviços e formatos inovadores. O jornal produziu um podcast com a história dos presidentes da República e outro, de segunda a sexta, com os bastidores da disputa eleitoral.

Por meio de uma ferramenta desenvolvida pelo Núcleo de Inteligência da Folha, o GPS Eleitoral, o leitor teve acesso a um monitoramento e a análise do que os presidenciáveis divulgavam em seus planos de governo, discursos, rede sociais (Facebook e Twitter) e programas eleitorais na TV.

Furos e destaques

7.jan.2018
Na política, Bolsonaro multiplica o patrimônio

13 e 14.ago.18
Funcionária fantasma é demitida por Bolsonaro

16.set.2018
Decretos de Alckmin rendem R$ 3,8 milhões a familiares

19.set.2018
Economista de Bolsonaro quer IR unificado e CPMF

21 e 22.set.2018
Bolsonaro defende assessor criticado por propor CPMF

25.set.2018
Prefeito, Haddad descumpriu 9 de 10 metas para a saúde

26.set.2018
Bolsonaro ameaçou sua ex-mulher, diz documento

30.set e 1º.out.2018
Estudantes acusam fraudes em Sobral (CE), vitrine de Ciro

30.set.2018
Haddad se cerca de petistas que respondem a processos

18.out.2018
Empresas bancam disparo de mensagens anti-PT nas redes

 

Match Eleitoral

Fido Nesti

Desenvolvida pela Folha e pelo Datafolha, ferramenta foi lançada com o objetivo de ajudar o leitor a escolher seu deputado federal por São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além de senador por São Paulo. Foram realizados mais de 1,3 milhão de matches.

Podcasts ‘Presidente da Semana’ e ‘Eleição na Chapa’

Em abril, a Folha lançou o podcast “Presidente da Semana”, que conta em ordem cronológica a história dos presidentes brasileiros desde Deodoro da Fonseca até o eleito neste domingo (28). Ao todo foram produzidos 28 episódios que resultaram em 1,77 milhão de downloads até esta quarta-feira (24). Com o sucesso, o jornal lançou em setembro, com o Spotify, o podcast “Eleição na Chapa”, publicado apenas no serviço parceiro. Foram 34 episódios até esta quarta (24). O “Presidente da Semana” está disponível também em outras plataformas, como Apple Podcasts, Google Podcasts, Pocket Casts, Castbox e Deezer, entre outras.

Imagem do podcast Presidente da Semana, com faixa presidencial verde e amarela e o nome do programa
Imagem do podcast Presidente da Semana - William Mur

Editorial na Primeira Página

Editorial destacou a necessidade de os dois candidatos líderes nas pesquisas, Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT), expressarem compromissos definitivos com a democracia.

REE-F

O REE-F (Ranking de Eficiência dos Estados - Folha) foi desenvolvido em parceria com o Datafolha, com o objetivo de quantificar o cumprimento de funções básicas dos entes da Federação, previstas em lei, segundo seus recursos financeiros. Foram analisadas seis categorias sob responsabilidade dos estados: educação, saúde, finanças, segurança pública, infraestrutura e receita per capita.

E Agora, Brasil?

A série especial “E Agora, Brasil?” foi publicada pela Folha regularmente ao longo de 2018. O objetivo foi o de apresentar diagnósticos e discutir propostas que possam contribuir para o debate e o encaminhamento de políticas baseadas em evidências. 
Os temas foram: segurança pública, mercado de trabalho, transporte urbano, saúde e educação.

GPS Eleitoral

Desenvolvido pelo Núcleo de Inteligência da Folha, o GPS Eleitoral é um sistema de monitoramento e análise do que os presidenciáveis divulgam em seus planos de governo, discursos, rede sociais (Facebook e Twitter) e programas eleitorais na TV. O primeiro levantamento foi publicado em 16 de agosto e todas as quintas-feiras saíram novas checagens. Exclusivamente no último dia 7, data do primeiro turno, o GPS Eleitoral apresentou um balanço do que os dois primeiros colocados na corrida presidencial publicaram em vídeos e nas redes sociais.

Serviço de WhatsApp

A Folha ofereceu um serviço gratuito de envio diário de notícias sobre as eleições de 2018 pelo WhatsApp —eleitores que se cadastraram receberam quatro mensagens diárias com os destaques do noticiário político. No último dia 20 de outubro, o sistema foi hackeado.

Datafolha

Criado em 1983, o Datafolha, uma empresa independente e que se transformou em um dos mais importantes institutos de pesquisa de opinião do Brasil, tem acompanhado as eleições de 2018 desde dezembro de 2015. Ao todo, terão sido 15 pesquisas sobre a disputa presidencial, entre janeiro e 27 de outubro, véspera do segundo turno.
 

Tracking eleitoral

Em 6.886 textos analisados desde o dia 1º de agosto até 24 de outubro, levantamento realizado pelo Banco de Dados Folha mostra que a cobertura do jornal se manteve equilibrada no segundo turno das eleições, como foi no primeiro. Retrato disso é que, mesmo com Jair Bolsonaro com mais menções no jornal (3.053 contra 1.323) do que Fernando Haddad —em face de o candidato petista ter iniciado a corrida presidencial apenas em 11 de setembro—, os índices de textos noticiosos negativos para os postulantes à Presidência ficaram em 25,3% e 23,9%, respectivamente.

Minha Eleição

A Folha lança a série “Minha Eleição”, onde colunistas e repórteres relembram histórias das eleições presidenciais passadas. O primeiro texto foi de Janio de Freitas (ao lado) sobre as eleições de 1955 que opunham Juscelino Kubitschek e o general Juarez Távora.
Também contaram suas experiências José Hamilton Ribeiro, Elio Gaspari (sobre duas sucessões presidenciais da ditadura), Ricardo Kotscho e Clóvis Rossi.
 

Newsletter Eleições Hoje

A Folha lançou uma nova newsletter sobre o noticiário das eleições de 2018. O boletim “Eleições Hoje” é enviado de segunda a sexta-feira, por volta das 18h. Os leitores recebem durante a semana um relato com informações sobre a cobertura eleitoral. A newsletter é composta de reportagens exclusivas, análises e entrevistas. O boletim é assinado por Fábio Zanini, editor de Poder da Folha, e Leandro Colon, diretor da Sucursal de Brasília

Tempo real

A Folha publica em seu site diariamente a seção “Tempo Real”, para que o leitor acompanhe as últimas notícias sobre a corrida eleitoral. A atualização é constante.

Audiência

No domingo do 1º turno, a Folha teve 42,8 milhões de visualizações de páginas e 10,4 milhões de visitantes únicos, ambos recordes de audiência num dia.

 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.