Datafolha mostra Ibaneis na liderança no DF com 74% dos votos válidos contra 26% de Rollemberg

Considerando o total de votos, Ibaneis oscilou de 65% para 64% e Rollemberg foi de 22% para 23%

Bernardo Caram
Brasília

A três dias do segundo turno, o advogado Ibaneis (MDB) consolidou a liderança isolada das intenções de voto na disputa pelo governo do Distrito Federal.

Pesquisa Datafolha aponta que o candidato do MDB oscilou de 75% dos votos válidos em levantamento divulgado há uma semana para 74%. O governador Rodrigo Rollemberg (PSB), que tenta reeleição, foi de 25% para 26%.

O cálculo de votos válidos exclui brancos, nulos e indecisos. A Justiça Eleitoral considera apenas os votos válidos na apuração das eleições, e é dessa forma que o resultado oficial é divulgado.

Considerando o total de votos, Ibaneis oscilou de 65% para 64% e Rollemberg foi de 22% para 23%. Brancos e nulos correspondiam a 8% há uma semana e agora representam 9%. Do total, 5% não souberam responder, contra 6% da pesquisa anterior.

Entre os eleitores entrevistados, 84% disseram estar com o voto totalmente decidido. Outros 16% afirmaram que o voto pode mudar.

O Datafolha ainda mediu a rejeição dos dois candidatos. A proporção de entrevistados que disseram não votar em Rollemberg de jeito nenhum é de 63%. O índice de Ibaneis ficou em 24%.

O levantamento (DF-04163/2018), feito entre quarta (24) e esta quinta-feira (25), foi contratado pela Folha e a TV Globo e ouviu 1.512 eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.