Descrição de chapéu Eleições 2018

Disputa contrapõe Academia das Agulhas Negras e USP

Bolsonaro cultua escola militar, e Haddad tem história ligada à universidade

Naief Haddad Marcelo Pliger
São Paulo

A formação acadêmica é fundamental para a compreensão das trajetórias dos candidatos à Presidência, os paulistas Jair Bolsonaro, 63, e Fernando Haddad, 55. 

Embora tenha se graduado na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) há mais de quatro décadas, o presidenciável do PSL mantém viva a influência da instituição na sua história política. 

O capitão reformado estudou na Escola Preparatória de Cadetes, em Campinas (SP), para poder ingressar na Aman, em Resende (RJ), onde são formados os oficiais combatentes de carreira no Exército. Concluiu o curso em 1977.

Desde então, ele tem visitado a Aman com frequência. Sua ida mais recente à escola, um gesto simbólico, aconteceu há pouco mais de dois meses. Bolsonaro começou oficialmente a campanha em São Paulo em 17 de agosto. No dia seguinte, foi à academia em Resende.

Seu vice, o general da reserva Hamilton Mourão, também passou pela Aman.

Hoje candidato pelo PT, Fernando Haddad se graduou na Faculdade de Direito da USP, no largo de São Francisco, em São Paulo, em 1985.

Cinco anos depois, terminou o mestrado em economia na mesma universidade. Em 1996, ele concluiu o doutorado em filosofia, mais uma vez na instituição. 

Quando era prefeito de São Paulo (2013-2016), Haddad conduzia uma aula a cada duas semanas na USP.

Atualmente ele é professor licenciado do departamento de ciência política. E Ana Estela, sua mulher, dá aulas de odontologia na USP.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.