Disputa no DF tem Ibaneis isolado na liderança com 35% contra 16% de Eliana Pedrosa, aponta Datafolha

Eliana está tecnicamente empatada com o governador Rodrigo Rollemberg (PSB), que tem 13%

Bernardo Caram
Brasília

A três dias do primeiro turno, o advogado Ibaneis (MDB) ampliou a vantagem sobre seus concorrentes na disputa pelo governo do Distrito Federal, aponta pesquisa Datafolha.

No cálculo de votos válidos, que exclui brancos, nulos e indecisos, o ex-presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) seccional Distrito Federal tem 35% das intenções de voto contra 16% da segunda colocada, a ex-deputada distrital Eliana Pedrosa (Pros).

Ibaneis Rocha, candidato do MDB ao governo do DF
Ibaneis Rocha, candidato do MDB ao governo do DF - 28.set.2018/Folhapress

Eliana está tecnicamente empatada com o governador Rodrigo Rollemberg (PSB), que tem 13%, e o deputado federal Rogério Rosso (PSD), que aparece com 11%. A margem de erro é de três pontos percentuais.

A lista segue com Alberto Fraga (DEM), 8%, Fátima Sousa (Psol), 5%, General Paulo Chagas (PRP), 4%, Júlio Miragaya (PT), 3%, e Alexandre Guerra (Novo), 3%. Renan Rosa (PCO) e Guillen (PSTU) não pontuaram.

A Justiça Eleitoral considera somente os votos válidos na apuração das eleições, e é dessa forma que o resultado oficial é divulgado.

No levantamento (DF-05113/2018), feito entre quarta (3) e esta quinta-feira (4), foram ouvidos 1.512 eleitores. O nível de confiança é de 95%.

Na análise das intenções de voto totais, que inclui brancos, nulos e indecisos, é possível observar o crescimento de Ibaneis, que foi de 24% na semana passada para 32% na pesquisa mais recente. Eliana oscilou para baixo, de 16% para 14%. Rollemberg foi de 12% para 11%, Rosso, de 8% para 10%, e Fraga, de 10% para 7%.

A lista ainda tem Fátima Sousa (Psol), 5%, General Paulo Chagas (PRP), 4%, Júlio Miragaya (PT), 3%, e Alexandre Guerra (Novo), 3%. Renan Rosa (PCO) e Guillen (PSTU) não pontuaram. Brancos e nulos representam 6%. Entre os entrevistados, 4% não souberam responder.

Em cenário de disputa de segundo turno entre Ibaneis e Pedrosa, o candidato do MDB venceria com 57% a 27%. Contra Rollemberg, Ibaneis ganharia com 61% a 23%. Se disputasse com Fraga, o postulante do MDB teria 63% contra 20%.

O Datafolha também analisou a rejeição aos candidatos.

O nível de Rollemberg é o mais alto – 49% dos entrevistados disseram que não votariam nele. Depois do governador, os mais altos índices de rejeição ficam com Fraga (42%) e Eliana (37%). 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.