É falso comunicado atribuído ao PT que pede aos eleitores votarem na segunda

Votação no primeiro turno acontece somente no domingo (7), das 8h às 17h

São Paulo

É falsa a mensagem que circula em aplicativos como o WhatsApp e que pede aos eleitores do PT para votar apenas na segunda-feira, dia 8 de outubro. Tanto no primeiro tuno, quanto no segundo, as votações são em dias único, sempre as domingos. Neste ano, as votações acontecem nos dias 7 e 28 de outubro.

A imagem que simula um comunicado aos eleitores tem a foto do ex-presidente Lula, do candidato à Presidência Fernando Haddad, e de sua vice, Manuela D'Ávila (PC do B), com um texto alarmante.

O candidato à Presidência Fernando Haddad (PT), durante entrevista coletica com jornalistas, em São Paulo, nesta quarta (3) - Eduardo Anizelli/ Folhapress

"Em virtude dos protestos e manifestações que poderão ocorrer no dia 07 de Outubro contra o nosso Partido (PT), nossos eleitores estão sendo convocados a irem votar no dia 08 de Outubro", diz trecho do falso comunicado.

O projeto Comprova verificou no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o calendário eleitoral para as eleições de 2018. O documento, disponível a todos, destaca de forma objetiva, baseado na Lei nº9.504/1997 que o dia 7 de outubro é a data para votação do primeiro turno das eleições, explicitado também na resolução nº 23.554.

E de acordo com o artigo 144 do Código Eleitoral (Lei 4737/65) o período votação é das 8 às 17 horas.

O próprio site da campanha “Brasil feliz de novo”, do PT e do PC do B, desmente o “comunicado”. A postagem chama a peça de “covarde, além de mentirosa”, e ainda afirma que “essas não são promessas do Partido dos Trabalhadores e não correspondem à legislação eleitoral. A eleição é um processo democrático regulado por lei e o voto, secreto, não é um fator que determina as zonas eleitorais”.

O Comprova recebeu a peça por denúncias dos internautas através do seu WhatsApp. A imagem do comunicado falso foi a segunda mais encontrada pelo rastreador de conteúdo viral no Whatsapp do projeto Eleições sem Fake, da UFMG, nesta terça-feira (2).

A agência de checagem Lupa e o Fato ou Fake, do G1, também confirmaram a falsidade do material.

Participaram também da apuração deste texto os veículos SBT, Jornal do Commercio e Gazeta do Povo, que integram o Comprova, projeto que visa identificar, checar e combater rumores, manipulações e notícias falsas sobre as eleições de 2018. É possível sugerir checagens pelo WhatsApp da iniciativa, no número (11) 97795-0022.    

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.