Descrição de chapéu Eleições 2018

Eleitores de Haddad levam livros às urnas em Belo Horizonte

Movimento faz frente à divulgação de imagens, no 1º turno, de apoiadores de Bolsonaro votando com armas em punho

Fábio Corrêa
Belo Horizonte

De Maquiavel a Guerra nas Estrelas, eleitores de Fernando Haddad (PT) levaram livros às urnas de Belo Horizonte para fazer frente à divulgação de imagens, no primeiro turno, que mostravam apoiadores Jair Bolsonaro (PSL) votando no rival do petista com armas em punho.

Foi o caso, por exemplo, do gestor público Thiago Pena, 33, que saiu de casa com a biografia do guerrilheiro Carlos Marighella, do escritor e jornalista Mário Magalhães. "​​​​Essa é a arma que a gente tem", disse ele, que também teve um motivo pessoal para a escolha: na década de 1960, o avô dele, ​Antonio Ribeiro Penna, deu refúgio na própria casa a Marighella, então perseguido pela ditadura militar.

"​Defender a nossa democracia é necessário para que gente não sofra um novo ataque, para a gente não reviver o que sofremos", afirmou Thiago, que votou acompanhado do irmão, João Carlos Pena, 34.

A escolha do professor universitário, por sua vez, foi "Star Wars – O Caminho Jedi", de Daniel Wallace. "​Porque somos a resistência", justificou João. "​O livro informa, e a violencia desinforma".

O estudante de história Aílton Júnior, 20, votou com o livro Hitler, de Ian Kershaw. "Trouxe o livro seguindo a campanha de quem vai votar no professor", disse em referência a Haddad. "Para mudar o país é preciso educação e livros e armamento", completou. 

O estudante traça um paralelo entre a ascensão da direita na Alemanha, retratada no livro, e a situação do país.

"O discurso do Bolsonaro sobre as minorias, de ameaça, estava presente em Hitler também".

"O Príncipe", de Maquiavel, foi a escolha aparentemente inusitada de Danilo Silva Santos, 31. "Em momento nenhum, Maquiavel é maquiavélico. Pelo contrário. Ele nos leva a pensar para decidirmos o que queremos para uma sociedade melhor. Segundo ele, é preciso governar para todos. Neste caso, entendo que Haddad governará para todos: ricos, pobres, negros, gays, LGBT, todos esses grupos", afirmou Danilo. 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.