Descrição de chapéu Eleições 2018

Em SC, 'governador do Bolsonaro' atribui virada ao sobrenatural

Novato na política, Comandante Moisés (PSL) enfrenta Gelson Merísio (PSD) no segundo turno

Curitiba

O comandante Carlos Moisés da Silva, 51, diz “acreditar no sobrenatural”. Foi assim que ele explicou sua ida ao segundo turno na disputa pelo governo de Santa Catarina, com 29% dos votos válidos, depois de as pesquisas darem a ele apenas 9%.
 
“O sobrenatural está se concretizando”, declarou o segundo colocado da eleição, na noite de domingo (8), em entrevista ao portal NSC Total. “O sentimento da rua era esse, de mudança, renovação.”

O candidato ao governo de Santa Catarina Comandante Moisés (PSL), durante carreata de campanha
O candidato ao governo de Santa Catarina Comandante Moisés (PSL), durante carreata de campanha - Divulgação

A julgar por seu material de campanha e pelo resultado das urnas, o sobrenatural tem nome: Jair Bolsonaro.

Filiado ao PSL, Moisés se beneficiou de uma onda em prol do presidenciável em seu estado, que deu 65% dos votos ao capitão reformado do Exército –o maior percentual do país.
 
Seu programa eleitoral, divulgado nas redes sociais, anunciava: “Começa aqui o programa ‘Governador de Bolsonaro’”. E o jingle de campanha martelava: “Minha família quer o novo, um homem trabalhador; quer Bolsonaro presidente e Moisés governador”.
 
“Bolsonaro só apoia um governador aqui em Santa Catarina: eu, Comandante Moisés, 17”, dizia o candidato nos programas da campanha, divulgados na íntegra apenas na internet (já que, na propaganda oficial, o pesselista tinha apenas sete segundos), pedindo votos ao “time do Bolsonaro em Santa Catarina”.

Moisés disputará o segundo turno contra Gelson Merísio (PSD), que fez 31% dos votos –uma diferença de menos de dois pontos percentuais.
 
O pessedista chegou a declarar apoio a Bolsonaro em meio à campanha, contrariando a aliança nacional de seu partido com Geraldo Alckmin (PSDB). Após o resultado das urnas, afirmou que o fenômeno PSL “precisa ser estudado”.
 
Moisés, por sua vez, disse representar "a mudança de verdade", e declarou que o adversário, que foi por três vezes presidente da Assembleia Legislativa e há pouco tempo era aliado do ex-governador Raimundo Colombo (MDB), é “só mais um representante da velha política”.
 
Esta é a primeira incursão do Comandante Moisés na política. Coronel da reserva do Corpo de Bombeiros desde 2016, ele já coordenou a Defesa Civil do estado e trabalhou na Secretaria de Justiça e Cidadania, na prevenção a incêndios em prisões estaduais. Mas só se filiou ao PSL em março deste ano, em sua primeira filiação.
 
Na convenção que lançou a candidatura própria, em agosto, o partido já apostava no potencial de Bolsonaro no estado para alavancar votos para Moisés, bem como na escolha de candidatos neófitos na política, que traziam a bandeira da renovação.
 
Ao contrário do presidenciável de seu partido, o candidato ao governo de Santa Catarina tem fala mansa, com tom grave e estilo pouco agressivo. Mas, assim como Bolsonaro, ele também promete investir em segurança pública, combater a corrupção e enxugar a máquina do Estado. 
 
Nesta segunda, em entrevista ao Jornal do Almoço, Moisés disse que continuará fazendo uma "campanha simples": o candidato declarou gastos de quase R$ 300 mil até aqui, contra R$ 5,4 milhões de Merísio.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.