Descrição de chapéu Eleições 2018

Escola não é lugar de fazer política, diz Doria

Para o candidato, universidade serve para qualificar pessoas para serem profissionais, não políticos

Anna Virginia Balloussier
São Paulo

“Quem faz política faz fora da escola”, disse neste sábado (27) o candidato tucano ao governo de São Paulo, João Doria, em meio à enxurrada de operações policiais e da Justiça Eleitoral em universidades —na berlinda por suposta propaganda eleitoral irregular, como um cartaz contra o fascismo na fachada da UFF (Universidade Federal Fluminense).

O ex-prefeito paulistano se alinha ao ideário pregado pelo projeto Escola Sem Partido, que quer expurgar o que entende como infestação ideológica no ensino. 

Mas Doria diz que ações policiais não são bem-vindas. O importante, continua, é ganhar na base do convencimento. Se vitorioso no domingo (28), ele comandará o estado responsável pela maior universidade do Brasil, a USP.

João Dória (PSDB) durante debate na rede Globo - Adriano Vizoni/Folhapress

“Não há necessidade. Estamos fazendo um convencimento, não é na base da ação ostensiva.”

Investindo pesado na oratória antiesquerda, o candidato do PSDB se posicionou fortemente contra a presença de ideologia nas salas de aula —argumento que, na prática, tem levado à retirada de cartazes, veto a eventos e proibição da veiculação de artigos, grande parte deles com dizeres contra o fascismo e a favor da democracia, e alguns com críticas ao candidato Jair Bolsonaro (PSL).

“Não é na universidade nem na escola que se pode ter conteúdo ideológico. Conteúdo ideológico, cada um faz a sua opção, faz em casa, na sua vida privada”, disse Doria em ato com motoboys no Capão Redondo, zona sul paulistana.

“Universidade é para aprender, estudar, qualificar, colocar as pessoas em condições de serem profissionais, serem professores, serem cientistas, não políticos.”

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.