Descrição de chapéu Eleições 2018

Essa foi uma das campanhas mais sujas da história, diz Doria após votar

Candidato disse que pesquisas erraram quando se elegeu prefeito de São Paulo

Artur Rodrigues
São Paulo

O candidato ao governo de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou que a disputa estadual foi uma das mais sujas da história. Numericamente atrás de Márcio França (PSB), ele disse que pesquisas erraram quando se elegeu prefeito de São Paulo.

O tucano votou no Colégio St. Paul's, no Jardim Paulistano (zona oeste de São Paulo) neste domingo (28). Ele estava acompanhado da senadora eleita Mara Gabrilli (PSDB) e da deputada eleita Joice Hasselmann (PSL).

Pela primeira vez no segundo turno, Doria apareceu numericamente abaixo de Márcio França (PSB). Segundo Datafolha, França tem 51% dos votos, contra 49% —ambos estão tecnicamente empatados.

Durante a campanha, passou circular um vídeo de uma suposta orgia com Doria, que ele diz se tratar de montagem.

"Uma campanha acirrada, uma campanha difícil. Devo dizer uma das campanhas mais sujas da história política do Brasil", definiu.

Ele afirmou que sua eleição para prefeito de SP em 2016 foi diferente do que previam as pesquisas e que trackings da campanha indicam sua vitória neste domingo. "Em 2016 nossa vitória contrariou as pesquisas, do Datafolha e Ibope. Com exceção de um único órgão que é o Instituto Paraná", disse.

Doria, que tentou colar sua imagem à de Jair Bolsonaro (PSL), disse o militar o apoiou. "Claro que é apoio. Quando ele disse que Márcio França tem apoio do PT e ele não está desse lado fez a indicação", disse.

Ele afirmou não querer desqualificar o voto da esquerda, mas se declarou como um candidato de centro que apoia um candidato de centro-direita, como definiu Bolsonaro ideologicamente.

Na urna, após votar, Doria exibiu uma bandeira do Brasil, assim como fez no debate da TV Globo. Ele tenta associar sua imagem ao verde e amarelo, para se contrapor a um suposto esquerdismo de França.

O tucano agradeceu aos partidos coligados e também ao PSL de Bolsonaro, que não pertence a sua coligação. "Vamos dizer assim o PSL verde e amarelo, que defende o Brasil, as boas causas e não está preocupado com questões partidarias", disse Doria.

A distinção de parte do PSL ocorre porque seu adversário Márcio França teve apoio do presidente estadual do partido, o senador eleito Major Olimpio, e de parlamentares eleitos.

A deputada eleita Joice Hasselmann, por outro lado, colou em Doria na reta final da campanha. Segundo ela, Bolsonaro teria dito que se votasse em São Paulo votaria em Doria.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.