Descrição de chapéu Eleições 2018

Eymael questiona urna eletrônica e diz que houve fraude no passado

Sem nunca ter ultrapassado 1% dos votos válidos, candidato suspeita de resultado das votações

Em sua quinta eleição presidencial e sem nunca ter ultrapassado 1% dos votos válidos, José Maria Eymael (DC), 78, diz suspeitar que os maus resultados se devem à possibilidade de fraude na urna eletrônica. "Foi uma lástima o fim do voto impresso."

 

Esse ano o sr. lançou o slogan "sinais, fortes sinais". O que significa?

Você viu que funcionou, não é? Iniciei minha fanpage e comecei a ver mensagens de todo o Brasil. De cidades pequenas de 2.000, 3.000 eleitores. As pessoas diziam: "Eymael, estou contigo". Aí eu dizia: "Isso aí são sinais, muito fortes. Coisas boas acontecendo". Aí criei essa forma de saudação: "Sinais, fortes sinais!" Isso se transformou numa coisa maravilhosa.

É como o jingle, que se tornou uma marca?

É. Isso é realmente o que ficou. Mas é uma coisa meio mística, é um anúncio.

Anúncio de quê?

 Anúncio de coisas melhores. De um novo melhor Brasil sendo construído. Eu sei que isso pegou.

José Maria Eymael, candidato da Democracia Cristã à Presidência da República - Ze Carlos Barretta/ - 09.set.2014Folhapress

O sr. sempre teve dificuldade em ter uma votação expressiva...

Minha primeira eleição para presidente foi em 1998. Eu fui votado em quase todos os municípios brasileiros, mas à época nós notamos uma coisa: em municípios até 40 mil eleitores, meu índice de votos válidos era muito interessante. Mas chegava nas cidades com [mais de] 40 mil eleitores, o índice desabava, chegando a ser 48 vezes menor. Na época nós consultamos estatísticos, mas não podíamos explicar. A urna eletrônica começou a ser introduzida no Brasil nas eleições municipais de 1996. Em 1998, foi aplicada em 537 cidades. Em cidades com 40 mil ou mais eleitores. 

O que o sr. infere?

Que houve fraude na urna eletrônica.

E que há fraude desde então?

Nas eleições de 2006, 2010 e 2014, os eleitores morrem, desaparecem.

E em relação à eleição atual?

Acho que há possibilidade de fraude. A esperança nossa agora é que, como a suspeita é tão grande nas redes sociais, as pessoas mais esclarecidas vão votar e vão fiscalizar o boletim de urna para saber se o voto delas aparece ali.

Colocando o sistema de votação sob suspeição o senhor não põe a democracia sob suspeição? 

A ministra [Rosa Weber], atual presidente [do Tribunal Superior Eleitoral], disse que não tem nenhum indício [de fraude]...

Dias Toffoli [presidente do Supremo Tribunal Federal] também...

E como se explica isso? Que em 537 cidades com 40.000 a mais eu tenha um índice de votos válidos absolutamente incompatível com os demais dados?

O sr. vai questionar o resultado?

Vamos ver. A esperança é de que hoje exista um receio em função da atenção da sociedade. Mas foi uma lástima o fim do voto impresso.

Dois delatores da Odebrecht citaram que pagaram caixa dois de R$ 50 mil ao senhor. O senhor nega. Considera que a Lava Jato teve exageros?

O Marcelo Odebrecht disse que perdeu o controle [de repasses feitos pela empresa]. A impressão que se tem é que alguém precisou justificar um determinado valor de dinheiro [e disse que pagou o caixa dois].

Houve uma falha muito grave no inquisidor [procurador da República]. Quando fez as perguntas, ele teria que ter se aprofundado mais. Ele pergunta: quem recebeu? Aí [o delator] fica parado e diz: “não sei.” Onde foi entregue? "Eu não me lembro.” O que ele sabe? Por isso colocamos a delação no nosso site.
Eu podia ter invocado a prescrição disso aí. Mas não quero prescrição. Quero ser julgado.

O senhor se sente prejudicado pela operação? 

Não, isso aí é tão sem fundamento que não me prejudicou em nada. Não causou efeito. Agora, eu acho que a Lava Jato é fundamental para o Brasil. Uma das coisas mais importantes que aconteceram na Justiça.

As pesquisas têm apontado que o segundo turno deve acontecer entre Jair Bolsonaro e Fernando Haddad. Cogita apoiar um dos dois candidatos? 

Pode escrever: o Haddad está no segundo turno. E para derrotar o Haddad, só a Democracia Cristã. Nem Bolsonaro, nem Alckmin, nem Ciro, nem Marina têm condições de ter um debate na área do social.

Com esses dois candidatos no segundo turno, o sr. apoiaria alguém?

Nós agora só estamos pensando em chegar ao segundo turno.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.