Descrição de chapéu Eleições 2018

Falhas levam à troca de menos de 1% das urnas

Foram abertos 13 inquéritos para apurar a suspeita de crimes eleitorais

Brasília

O segundo turno foi marcado por problemas pontuais que levaram à substituição de menos de 1% das urnas e à abertura de 13 inquéritos para apurar a suspeita de crimes eleitorais. 

Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), foram registradas 480 ocorrências diversas com eleitores, das quais 236 resultaram em prisões.

Não houve problemas registrados com candidatos, de acordo com o tribunal.

Além dos inquéritos abertos pela Polícia Federal até as 20h30, também foram registrados 59 termos circunstanciados, tipo de registro usado para casos considerados de menor potencial ofensivo.

Ao todo, 69 pessoas foram conduzidas para depoimentos. Também houve 15 apreensões, que somam ao menos R$ 4.000,00.

De acordo com o TSE, 4.658 urnas foram substituídas em todo o país até as 18h46. Esse número representa 0,90% das 519.649 urnas disponibilizadas para votação e contingência, uma queda em relação a 2014, quando 1,15% das urnas foram substituídas.

Os estados que tiveram mais urnas substituídas foram São Paulo (860 urnas), Rio de Janeiro (613) e Minas Gerais (543).

Houve votação manual nos municípios de Apuí (AM), Cordislândia (MG), Saubara (BA) e Magé (RJ).

Para a chefe da missão de observação eleitoral da OEA (Organização dos Estados Americanos) e ex-presidente da Costa Rica, Laura Chinchilla, o baixo número de ocorrências registrado nas eleições brasileiras mostra que o processo ocorreu de forma positiva.

"Estamos positivamente impressionados. Temos democracias menores com ocorrências muito mais altas que as que hoje vemos [no Brasil]", afirmou, após visita ao Centro Integrado e Comando e Controle Nacional.

"Em uma eleição que não era fácil para o Brasil, com amadurecimento, [eleitores] compreenderam que as diferenças políticas se resolvem de maneira institucional e através do exercício do voto", disse.

Ao votar pela manhã em Brasília, a presidente do TSE, ministra Rosa Weber, classificou de competente o trabalho da Justiça Eleitoral 

"Dá uma sensação de alegria, de trabalho realizado, de mais um passo. É uma festa bonita da democracia." 

Maeli Prado, Natália Cancian e Reynaldo Turollo Jr.
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.