Descrição de chapéu Eleições 2018 Debates

Folha, UOL e SBT fazem debate para governador em dois estados e no DF no dia 23

Foi proposto um novo modelo de debate às duas campanhas, o de banco de tempo

São Paulo

O debate entre os dois candidatos ao segundo turno do Governo de São Paulo, João Doria (PSDB) e Márcio França (PSB), promovido por Folha, UOL e SBT será na terça-feira, dia 23, a partir das 18h10.

O evento acontece nos estúdios do SBT, com mediação do jornalista Carlos Nascimento. Haverá transmissão ao vivo pelos veículos organizadores.

Foi proposto um novo modelo de debate às duas campanhas, o de banco de tempo. O formato foi testado no primeiro turno com as candidatas a vice-presidente Manuela D'Ávila (PC do B), Kátia Abreu (PDT) e Ana Amélia (PP), e elogiado por elas.

A campanha de França aceitou de imediato, mas a de Doria ainda precisa de uma nova rodada de conversa com o candidato e a equipe de comunicação.

Por este novo formato, os candidatos podem administrar o tempo como bem entenderem. Ou seja, em vez de terem tempos cravados para responder às perguntas, podem administrar como bem entenderem os 25 minutos que lhes serão facultados.

Pela proposta, este tempo será dividido em três blocos e eles podem discorrer sobre o tema que considerarem mais pertinente. As perguntas são livre no primeiro e no último bloco.

No segundo bloco, há perguntas de jornalistas dos três veículos organizadores. E no final, um minuto para cada candidato fazer suas considerações, além dos 25 minutos do tempo regulamentar.

Debates para governador, conforme previsão

15/10 - Roda Viva - 21h e 22h (entrevistados separadamente)

18/10 - Band - 22h

19/10 - RedeTV - 22h15 (entrevistados separadamente)

20/10 - Record - 13h25

21/10 - Gazeta - 18h

23/10 - Folha, UOL, SBT - 18h10

25/10 - Globo - 22h

DEBATE RJ e DF  

Também estão confirmados no mesmo dia 23, às 18h10, os debates com os candidatos aos governos do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC) e Eduardo Paes (DEM), e Distrito Federal, Ibaneis (MDB) e Rodrigo Rollemberg (PSB).

Estava previsto também um debate no Rio Grande do Sul, com os candidatos Eduardo Leite (PSDB) e José Ivo Sartori (MDB), mas as duas campanhas desistiram de participar. 

DEBATE PRESIDENCIAL

O candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, enviou por meio de sua assessoria nota informando que não vai participar do debate no segundo turno na data acordada com Folha, UOL e SBT, no próximo dia 17.

De acordo com a nota, a equipe médica recomendou mais alguns dias de repouso ao candidato, que sofreu um ataque no dia 6 de setembro, durante um ato de campanha em Juiz de Fora (MG).

A assessoria se colocou à disposição para intermediar entrevista ou sabatina com Bolsonaro, por considerar "salutar para a democracia [para que] os eleitores possam conhecer os candidatos".

Os organizadores vão tentar agendar com as campanhas de Bolsonaro e Fernando Haddad (PT) outra data para o evento.

Debates presidenciáveis, conforme previsão

*12/10 - Band - 22h

*14/10 - Gazeta - 18h

*15/10 - RedeTV - 22h (cancelado)

*17/10 - Folha, UOL, SBT - 18h10 (data a ser renegociada)

21/10 - Record - 22h

26/10 - Globo - 21h30

 * Bolsonaro não deve participar por recomendação médica

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.