Descrição de chapéu Eleições 2018

Grupos de WhatsApp simulam organização militar e compartilham apoio a Bolsonaro

Os grupos são divididos em brigadas, comandos e batalhões que recebem dezenas de jovens

Rubens Valente
Brasília

Dezenas de grupos no aplicativo de telefone celular WhatsApp, aos quais a Folha teve acesso, simulam uma organização militar, com patentes e brigadas, se identificam como um “Exército virtual” e disseminam mensagens de apoio ao candidato Jair Bolsonaro (PSL).

Os grupos são divididos em “brigadas”, “comandos” e “batalhões” que recebem dezenas de jovens, alguns abaixo dos 18 anos de idade, conforme a reportagem apurou, identificados como “recrutas”. Um dos grupos tem mais de 200 participantes.

No último dia 23, o “tenente” Gustavo, de Minas Gerais, comemorou: “O recrutamento a comando do tenente coronel Danilo está progredindo intensamente. Com apenas um dia de recrutamento ativo foram integrados 12 novos recrutas à brigada. Todos os instrutores estão se empenhando para a melhora da 2ª Bis Alfa em questão de contingente”.

Comunicado sobre o complexo de "Brigadas Virtuais"; grupos no WhatsApp simulam organização militar e compartilham material pró-Bolsonaro
Comunicado sobre o complexo de "Brigadas Virtuais"; grupos no WhatsApp simulam organização militar e compartilham material pró-Bolsonaro - Reprodução

Gustavo, que não atendeu às ligações da reportagem, explicou em seguida no grupo, denominado “Recrutamento”: “Somos uma brigada virtual que simula a realidade. Se deseja participar ou tirar algumas dúvidas específicas venha ao meu privado”.

O “tenente” explicou que, depois que os jovens se tornam recrutas, “irão fazer diversas atividades, missões e até cursos dentro da brigada”. No mesmo dia, a “general-de-brigada” Rayssa compartilhou uma lista de 27 “grupos pró-Bolsonaro” em atividade no WhatsApp. "Para ajudar vocês. Grupos pró-Bolsonaro. Muito bom eles. Recomendo”, escreveu aos membros do grupo.

Em outro grupo, batizado de “2º Batalhão de Infantaria de Selva”, o “tenente coronel” Silva comemorou: “Quero que recebam os novos recrutas da nossa brigada. Nossa família está crescendo”.

Imagem do grupo de WhatsApp 2ª Região Virtual, um dos que simula uma organização militar e reúne apoiadores de Bolsonaro
Imagem do grupo de WhatsApp 2ª Região Virtual, um dos que simula uma organização militar e reúne apoiadores de Bolsonaro - Reprodução

Um homem, que disse ser “agente especial da Polícia Federal” e portar legalmente uma pistola calibre 9 milímetros, informou aos demais integrantes que tinha 564 mensagens não lidas e desabafou: “Não é fácil ser ministro e comandante geral do maior complexo de brigadas virtuais do Brasil”.

Folha localizou por telefone um “general-de-brigada” de um dos grupos, o estudante Hiago, de 20 anos, em Minas Gerais. Ele disse que há pessoas “de todas as partes do Brasil, do Amazonas, Roraima, São Paulo, Paraná”. “A gente é uma simulação de uma brigada real. E no caso possuem patentes, atividades, tudo isso. Aí você faz um treinamento. [...] Normalmente o objetivo é mais para você ter uma noção de como é, basicamente, uma vida militar”, disse Hiago.

Indagado sobre a propaganda em favor de Bolsonaro, Hiago disse que os grupos “apoiam sim” o candidato, mas negou que produzam material de propaganda, fake news ou memes. “[É compartilhado o material] que corre mesmo na rede”, disse Hiago. O “general” disse que atua nos grupos há cerca de dois anos e meio, mas não tem ideia de como eles nasceram. Segundo ele, a maioria dos integrantes dos grupos "quer seguir carreira militar e quer saber como isso funciona".

As patentes militares são várias, como “generais”, “coronéis”, “tenentes” e “soldados”. Há uma maior, chamada de “ministro”. Para subir na “carreira”, segundo Hiago, são necessários “destaque no grupo e prestação de serviços”, como “comando de departamentos e recrutamentos”.

A reportagem apurou que alguns dos grupos incluem militares e policiais da ativa. Um dos membros, a recruta Marina, disse ser soldado da Polícia Militar da Bahia e respondeu na última quarta-feira (24) a um convite para integrar um dos grupos. Ela disse à Folha que ainda aguardava instruções para saber como se comportar no grupo. “Eles falam sobre as reportagens do que acontece no Brasil. Falam muito sobre isso, da República”, disse a soldado.

Sobre o apoio a Bolsonaro, a soldado concordou. “Eles falam bem do Bolsonaro, falam muito bem do Bolsonaro. Nesses grupos a gente fala muito bem dele e do Exército Brasileiro, coisa boa”, disse Marina. Ela afirmou que votará no capitão da reserva no próximo domingo.

Administradores de alguns dos grupos estimulam a criação de vários outros grupos, formando uma extensa rede no Whatsapp. No grupo “Comandantes Alfa”, o usuário Brito orientou: “Os comandantes de departamento podem criar espécies de secretarias. Tipo, PE [Polícia do Exército] pode ter uma secretaria específica anti-deserção. Instrução pode ter uma secretaria específica para a instrução de cursos de formação. Essas secretarias seriam comandadas por um oficial que vocês achassem melhor”.

Nesta sexta-feira (26), depois que a Folha havia dado telefonemas a alguns dos membros do grupo, a “general” Rayssa postou no seu grupo: “Somos uma Brigada Virtual, fazemos apenas uma simulação, não temos nenhum vínculo com o Exército Brasileiro e tampouco cometemos o crime de falsa identidade ideológica, porque não assinamos nenhum documento falsificado”. Tanto Brito quanto Rayssa, procurados em seus telefones, não foram localizados pela reportagem.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.