Descrição de chapéu Eleições 2018

Haddad herda mais votos que Bolsonaro dos eleitores de Alckmin, segundo Datafolha

Quase metade do eleitorado do tucano diz que, em 2º turno contra capitão reformado, prefere petista

São Paulo

Quase metade dos eleitores do tucano Geraldo Alckmin, cujo partido é rival do PT desde 1994, votaria no petista Fernando Haddad em um eventual segundo turno contra Jair Bolsonaro (PSL), aponta a pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (6).

Para 45% dos entrevistados que disseram votar em Alckmin no primeiro turno, o candidato do PT seria o escolhido por eles caso a disputa se limite a Bolsonaro e Haddad. 

Os que preferem Bolsonaro nessa situação são 32%. Outros 22% dizem que anulariam ou votariam em branco, enquanto 2% não sabem.

Alckmin, que está em quarto lugar na pesquisa com 8% dos votos válidos (conta que exclui brancos, nulos e indecisos), fez campanha contra os dois candidatos em seus programas de rádio e TV, afirmando que ambos são candidatos que representam extremos.

Parte de seus aliados, incluindo o candidato ao governo de São Paulo João Doria (PSDB), tem se aproximado do eleitorado de Bolsonaro e sinalizado apoio no segundo turno ao capitão reformado.

No entanto, a rejeição a Bolsonaro em relação a Haddad também é maior nos eleitores de Alckmin. 
Entre os entrevistados que votam no tucano, 57% disseram que não votaria de jeito nenhum em Bolsonaro neste domingo, dia da eleição. 

Já 37% dos alckmistas dão essa resposta em relação a Haddad.

Entre os eleitores da maioria dos outros candidatos, a preferência por Haddad também é maior do que a por Bolsonaro —as exceções são do eleitorado de João Amoêdo, do Novo (o capitão reformado vence por 51% a 21%), e Cabo Daciolo, do Patriota (57% a 26%). 

Entre os eleitores de Ciro Gomes (PDT), 67% votaria em Haddad no segundo turno, contra 14% de Bolsonaro. Já entre os de Marina Silva (Rede), esse número é de 61% a 20%.

Ainda assim, no geral, Bolsonaro tem vantagem sobre Haddad em simulação de segundo turno, com 45% contra 43%.

O Datafolha entrevistou 19.552 eleitores de 382 municípios na sexta (5) e no sábado. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-01584/2018 e foi contratada pela Folha e pela TV Globo.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.