Descrição de chapéu Eleições 2018 DeltaFolha

Haddad vai precisar avançar no Sudeste para vencer pleito

Mesmo que tenha todos os votos 'disponíveis' em outras regiões, PT não ganhará

O presidenciável Fernando Haddad (PT) durante evento na sede do partido, em São Paulo
O presidenciável Fernando Haddad (PT) durante evento na sede do partido, em São Paulo - Rahel Patrasso - 9.out.2018/Xinhua
São Paulo

Se quiser ganhar esta eleição, Fernando Haddad (PT) invariavelmente terá de avançar no Sudeste —região em que o PT tem perdido apoio nos últimos segundos turnos.

Para ter ao menos 50% do eleitorado e garantir sua eleição, o petista precisa ganhar mais de 27 milhões de votos, se tanto ele quanto o líder Jair Bolsonaro (PSL) não perderem eleitores do primeiro turno e ficar estável a taxa de comparecimento de eleitores.

No Nordeste, Sul e Centro-Oeste houve 19 milhões de votos dados aos demais candidatos na primeira votação.

Ou seja, mesmo na situação praticamente impossível de Haddad conseguir 100% desses votos, ele não teria maioria necessária para garantir a vitória na rodada final.

Os estados do Sudeste concentram 47% dos votos em disputa no segundo turno (que não foram para Bolsonaro e Haddad na primeira votação).

Em números absolutos, são 17 milhões de eleitores. Só São Paulo possui 9,7 milhões —majoritariamente apoiadores de Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB) e João Amôedo (Novo).

Bolsonaro, para garantir maioria, necessita de menos de 10 milhões no país todo.

Além do volume de votos a serem conquistados, o PT vai ter de lutar contra o retrospecto de segundos turnos.

O partido vem perdendo votação no Sudeste. Em 2002, Luiz Inácio Lula da Silva recebeu 63% dos votos contra o tucano José Serra.

Os percentuais caíram desde então, chegando a 44% em 2014, quando Dilma Rousseff enfrentou o também tucano Aécio Neves.

Em tese, Haddad tem mais chances de receber os votos dados a Ciro no primeiro turno. O candidato derrotado já anunciou que deve declarar apoio ao petista, ainda que seja de forma "crítica".

Além disso, Ciro obteve suas melhores votações no Nordeste, onde Haddad tem menor rejeição. O pedetista foi o mais votado no Ceará, estado onde fez carreira política e teve dois milhões de votos.

Outro aspecto positivo para Haddad no estado é que o governador Camilo Santana (PT) venceu no primeiro turno, indicando apoio ao partido.

Fábio Takahashi, Leonardo Diegues e Renan Marra

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.