Descrição de chapéu Eleições 2018

Helder Barbalho vai ao segundo turno com Márcio Miranda no Pará

Mais votado, candidato do MDB terá deputado estadual do DEM como adversário no dia 28

Fabiano Maisonnave
Belém

​Coligado ao PSL de Jair Bolsonaro e investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), Helder Barbalho (MDB), 39, foi o mais votado candidato ao governo do Pará, com 47,70% dos votos válidos, mas não conseguiu evitar o segundo turno.

O ex-ministro nos governos Dilma e Temer terá como adversário o deputado estadual Márcio Miranda (DEM), 61, que registrou 30,20% nas urnas.

Helder Barbalho (MDB) durante evento de campanha em Belém, no dia 29 de agosto - Fabiano Maisonnave/Folhapress

Apoiado pelo governador Simão Jatene (PSDB), Miranda é médico de formação e está no seu quarto mandato como deputado estadual. Em abril, foi eleito presidente da Assembleia pela primeira vez.

Ex-aliado dos Barbalho no Pará, o PT acabou em terceiro, com Paulo Rocha.

Helder já havia sido candidato quatro anos atrás, quando fez comício ao lado do ex-presidente Lula, mas perdeu para Jatene.

O emedebista montou uma coligação com 17 partidos, incluindo o PSL e outros que abrigam a "bancada da bala" paraense. O estado enfrenta uma onda de violência, principalmente na região de Belém.

O clã Barbalho está envolvido em diversos escândalos de corrupção. No caso mais recente, em maio, Jader e Helder passaram a ser investigados em inquérito do STF que apura repasses de R$ 40 milhões da J&F, holding dos irmãos Joesley e Wesley, para políticos do MDB. Ambos negam as acusações e dizem que as doações foram feitas dentro do marco legal.

Helder também aparece na planilha da Odebrecht em que, sob o codinome "Cavanhaque", recebeu R$ 1,5 milhão em espécie em hotel de São Paulo, segundo relato de dois delatores da empreiteira. Em depoimento à Polícia Federal, o emedebista negou ter recebido a propina.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.