Helder é eleito e conduz clã Barbalho de volta ao governo do Pará

Aos 39 anos, ele derrota o deputado estadual Márcio Miranda (DEM)

Fabiano Maisonnave
Belém

Na contramão de outras dinastias políticas do país, o clã Barbalho recuperou terreno e voltará a governar o estado do Pará após um quarto de século. 

A façanha é de Helder Barbalho (MDB), 39, eleito neste domingo (28). Ele teve 55,43% dos votos válidos ante 44,57% do deputado estadual Márcio Miranda (DEM), que contou com o apoio do governador Simão Jatene (PSDB). 

Helder Barbalho (MDB), eleito governador do Pará, com a esposa durante a campanha - Divulgação - 14.out.2018

Em janeiro, o ex-ministro de Michel Temer (MDB) e de Dilma Rousseff (PT) assumirá o cargo já ocupado pelo seu pai, o senador reeleito Jader Barbalho (MDB), ao longo de dois mandatos (1983-1987 e 1991-1994).

Veja a situação do PA no Ranking de Eficiência dos Estados - Folha

Para obter a vitória que lhe escapou em 2014, Helder contou com uma coligação de 17 partidos, incluindo o PSL, partido de Jair Bolsonaro. Além disso, obteve o apoio do PT no segundo turno.

O clã se beneficiou também do engajamento dos meios de comunicação da família, como o jornal Diário do Pará, usados para enaltecer a atuação de Helder como ministro da Integração Nacional de Temer e para atacar adversários políticos, principalmente o PSDB.

Helder e Jader também sobreviveram ao voto-castigo contra envolvidos nos grandes escândalos de corrupção dos últimos anos —ambos são réus no STF (Supremo Tribunal Federal). 

O emedebista, que se manteve neutro no segundo turno presidencial, terá como um dos primeiros desafios conter a onda de violência que tem assolado o Pará neste ano, principalmente na região metropolitana de Belém.

 
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.