Descrição de chapéu Eleições 2018

Hoje defensor de Bolsonaro, Doria já afirmou que presidenciável seria desastre

Candidato ao governo de SP passou a defender voto em capitão reformado

Joelmir Tavares
São Paulo

Antes de buscar colar sua imagem na de Jair Bolsonaro (PSL), como faz agora no segundo turno, o candidato a governador João Doria (PSDB) colocou o deputado na caixinha dos extremistas e disse que a eleição dele seria um desastre para o Brasil.

Os tempos eram outros.

Em outubro de 2017, o tucano, então prefeito de São Paulo, se movimentava para ser o presidenciável do PSDB.

Ele aproveitou viagem a Belém, no Pará, para clamar aos brasileiros que não permitam "que extremistas de esquerda e direita se sobreponham à maioria", numa referência a Lula (PT) e a Bolsonaro.

A imprensa registrou ainda que ele se mostrava preocupado com a reação do mercado ao discurso inflamado do capitão reformado.

Em dezembro, em evento com empresários no Rio, disse que era "vergonhoso imaginar que a opção para o país" fosse apoiar Lula ou "um movimento de extrema direita".

Em maio deste ano, já pré-candidato ao governo paulista, falou: "Mesmo que tenhamos um desastre com o Bolsonaro, o Brasil sobreviverá. Somos um país forte".

Doria apoiou o padrinho Geraldo Alckmin (PSDB). Com a derrota do ex-governador, pediu votos para Bolsonaro assim que as urnas confirmaram seu nome no segundo turno contra Márcio França (PSB).

Na semana passada, o ex-prefeito viajou ao Rio na expectativa de que o presidenciável fizesse um vídeo de apoio a ele. Oficialmente, diz que queria apenas acompanhar uma gravação. Voltou sem o depoimento, falando que o candidato estava indisposto.

Nos bastidores, lideranças do partido do capitão reformado ficaram incomodadas, já que o PSL ficou neutro na disputa em São Paulo.

Bolsonaro, no dia seguinte, mandou um sinal: disse que está grato pelo apoio, mas não combinou a tal gravação. "Desejo boa sorte ao Doria, num primeiro momento."

Bolsonaro também já atacou o tucano e o rechaçava quando Doria imprimia nele o rótulo de extremista.

"Se é defender família, eu sou extrema direita", rebateu, no fim de 2017. "Se é para defender o livre mercado, também sou. [...] Se é para combater a violência com violência, porque não tem outra maneira, [também sou]", seguiu.

Em outra ocasião, o presidenciável do PSL atacou o tucano por "homenagear bandidos" enquanto era prefeito —​Doria havia autorizado a instalação de placas em cemitérios para lembrar vítimas da ditadura militar como o guerrilheiro Carlos Marighella.

Agora, no contexto eleitoral, diz que ambos têm uma bandeira em comum, que é ser contra o PT. Ao desejar sorte ao tucano, endossou o discurso de que Márcio França é apoiado pela esquerda.

Indagado sobre suas afirmações a respeito de Bolsonaro no passado e no presente, Doria negou haver contradição.

"Seria inaceitável não me posicionar neste momento diante da possibilidade de retorno do PT ao poder", afirmou.

"Declarei apoio a Jair Bolsonaro no segundo turno das eleições porque é preciso evitar que o PT de Fernando Haddad chegue à Presidência e carregue para Brasília seus aliados de partido", seguiu o tucano, acrescentando que a sigla "afundou o país na corrupção e na maior crise econômica da história".

A campanha de Jair Bolsonaro não respondeu aos contatos feitos pela reportagem.

Quando questionado sobre seu apoio ao deputado do PSL, o ex-prefeito diz que está afinado com o presidenciável nas bandeiras econômicas liberais, mas discorda de "certas posições" dele, como "no campo das mulheres".

Na segunda (15), no programa Roda Viva, da TV Cultura, Doria foi confrontado com afirmações violentas, machistas e homofóbicas de Bolsonaro. Respondeu que "todas as pessoas podem errar, podem aprimorar seus sentimentos e suas posições".

"Eu prefiro acreditar que sejam posições do passado do que do presente." Para ele, as declarações recentes de seu candidato à Presidência "têm sido colocadas com muita sensatez e com equilíbrio".

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.