Ibaneis deve ser eleito no DF, diz Datafolha; emedebista está 40 pontos à frente

Candidato do MDB segue isolado na liderança, embora diferença tenha diminuído

Bernardo Caram
Brasília

Na véspera do segundo turno, pesquisa Datafolha mostra que Ibaneis Rocha (MDB) chega ao encerramento da campanha com 40 pontos percentuais à frente do governador Rodrigo Rollemberg (PSB) nas intenções de voto. Ele segue isolado na liderança, embora a diferença entre os dois adversários tenha diminuído.

Ibaneis tinha 75% dos votos válidos em levantamento divulgado no dia 18 deste mês. Oscilou para 74% na última quinta-feira (25) e agora caiu para 70%. Rollemberg estava com 25% no dia 18, oscilou para 26% na quinta e agora aparece com 30% dos votos válidos.

O candidato Ao governo do DF Ibaneis Rocha (MDB)  durante entrevista à Folha, em sua casa
O candidato Ao governo do DF Ibaneis Rocha (MDB) durante entrevista à Folha, em sua casa - Pedro Ladeira//Folhapress

O cálculo de votos válidos exclui brancos, nulos e indecisos. A Justiça Eleitoral considera apenas os votos válidos na apuração das eleições, e é dessa forma que o resultado oficial é divulgado.

Considerando o total de votos, Ibaneis tem 62%, contra 26% de Rollemberg. Brancos e nulos somam 7%. Outros 5% não souberam responder.

O Datafolha também avaliou a certeza do eleitor em relação ao voto. Do total de entrevistados, 88% afirmam que já estão totalmente decididos. Para 12%, o voto ainda pode mudar.

 O candidato à reeleição para o governo do DF Rodrigo Rollemberg (PSB) durante entrevista à Folha, no seu comitê central de campanha
O candidato à reeleição para o governo do DF Rodrigo Rollemberg (PSB) durante entrevista à Folha, no seu comitê central de campanha - Pedro Ladeira/Folhapress

O levantamento (DF-08579/2018), feito entre sexta-feira (26) e este sábado (27), foi contratado pela Folha e a TV Globo e ouviu 2.153 eleitores. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.No primeiro turno, Ibaneis teve 41,97% dos votos válidos, enquanto Rollemberg alcançou 13,94%.

À frente nas pesquisas desde então, o candidato do MDB cancelou a participação nos debates programados para esta semana em emissoras de televisão e concentrou a agenda em caminhadas por regiões do Distrito Federal.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.