João Doria tem 53% e Márcio França 47% dos votos válidos em SP, diz Datafolha

Tucano é favorito no interior e pessebista na capital; eleitores de Skaf preferem candidato do PSDB

José Marques
São Paulo

O candidato do PSDB ao governo de São Paulo, João Doria, lidera as intenções de votos na primeira pesquisa Datafolha sobre a disputa ao estado no segundo turno. 

O tucano tem 53% dos votos válidos (conta que desconsidera nulos, brancos e indecisos) contra 47% do governador Márcio França (PSB), que disputa a reeleição. 

No levantamento, feito nesta quarta (17) e quinta (18), foram ouvidas 2.356 pessoas em 73 municípios.

Se considerados os votos totais, Doria tem 44% e França, 40%. Ainda há 9% que pretendem votar em branco ou nulo e 7% que estão indecisos. 

Há uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos do total da amostra. Os candidatos estão no limite dessa margem e, por isso, o Datafolha considera baixa a probabilidade de estarem tecnicamente empatados.

Ex-prefeito de São Paulo, Doria teve 31,7% dos votos válidos no primeiro turno contra 21,5% de França. 

O pessebista, que esteve em terceiro lugar nas pesquisas durante a maior parte da campanha eleitoral, conseguiu crescer e ultrapassar o emedebista Paulo Skaf, que acabou eliminado com uma diferença de menos de meio ponto percentual em relação a França.

Um dos motivos dessa ultrapassagem é explicado na demora do eleitor em escolher seu candidato. Segundo o novo Datafolha, um quinto (21%) dos que votaram no primeiro turno declararam que decidiram o voto para governador no fim de semana da eleição.

Apesar de Skaf atualmente apoiar França, a maioria das pessoas que diz ter votado nele no primeiro turno prefere Doria: 54% contra 46%.

Outro candidato que manifestou apoio a França, o Major Costa e Silva (DC), também tem eleitores que preferem Doria (72% a 28%).

O tucano, que foi eleito à Prefeitura de São Paulo em 2016 e deixou o cargo para concorrer ao governo este ano, é mais bem votado no interior —se considerados apenas esses municípios, ele venceria por 60% a 40% dos votos válidos.

Mas perderia se levadas em conta somente a capital (60% a 40% dos votos válidos para França) e a capital e região metropolitana (56% a 44% também em favor do governador).

Estrategicamente, Doria tem tentado colar a sua imagem no candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL) e nacionalizar a disputa.

Isso se justifica pelos números: 72% dos eleitores que votarão no capitão reformado em São Paulo também votam em Doria.

França, que afirma que não irá votar no PT e se aliou a apoiadores de Bolsonaro como Skaf e Major Costa e Silva nas últimas semanas, atraiu a grande maioria do eleitorado do petista Fernando Haddad (80% vota nele).

Apesar de tentar desvincular sua imagem da esquerda, é de França a maior porcentagem de votos dos eleitores de Luiz Marinho (PT), que ficou em quarto lugar no primeiro turno, com 12,6% dos votos válidos.
Também é o favorito de 92% das pessoas que votaram em Lisete Arelaro (PSOL).

A pesquisa Datafolha está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número SP-06938/2018 e foi contratada pela Folha e TV Globo. O nível de confiança, que é a chance de retratar a realidade, é de 95%.

Tucano é favorito entre mais ricos e simpatizantes do PSL

Próximo da militância favorável a Jair Bolsonaro desde o primeiro turno, João Doria é, proporcionalmente, mais citado como candidato de simpatizantes do PSL do que do seu próprio partido, o PSDB.

Entre os entrevistados da pesquisa Datafolha divulgado nesta quinta, 77% dos que declaram ter o PSL como sigla de preferência pretendem votar em João Doria no segundo turno ao governo paulista.
Enquanto isso, 73% dos simpatizantes do PSDB dizem que irão votar nele.

A base dessa porcentagem são os votos válidos, que não contam nulos e indecisos.

Por causa da proximidade com os bolsonaristas Doria teve rusgas com o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), seu padrinho político, que ficou em quarto lugar na disputa à presidência no primeiro turno deste ano.

Já França era o vice de Alckmin até abril e assumiu o governo após a renúncia.

Apesar de ter sido eleito na chapa de um governador do PSDB, ele é o favorito entre as pessoas que declaram preferência pelo PT —76%.

No Datafolha, Doria fica numericamente à frente de França em todos os segmentos de idade (à exceção da faixa de 25 a 34 anos, em que empata) e entre pessoas com ensino médio e superior.

No recorte de pessoas com maior renda familiar mensal, Doria dispara. O tucano tem 61% entre os que têm mais de dez salários mínimos, contra 39%. França fica à frente no extrato de até 2 salários mínimos.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.