Descrição de chapéu Eleições 2018

José de Anchieta, do PSDB, e Antonio Denarium, do PSL, disputam segundo turno em Roraima

Campanha foi marcada por críticas à atual governadora por situação roraimense após imigração de venezuelanos

Marcelo Toledo
Boa Vista

 O ex-governador José de Anchieta (PSDB), 53, e o empresário Antonio Denarium (PSL), 54, disputarão o segundo turno da eleição em Roraima.

Com 99% das urnas apuradas, Anchieta tinha 38,7% (102 mil) dos votos válidos neste domingo (7), enquanto Denarium amealhou 42,2% (112 mil). A governadora Suely Campos (PP), que disputava a reeleição, tinha 11,1% (29 mil).

A campanha no estado foi marcada por críticas dos rivais da atual governadora aos atrasos de pagamento de salários e à situação roraimense após a onda de imigração de venezuelanos.

Em sua campanha, o tucano defendeu uma cota para a entrada de venezuelanos no país, enquanto o adversário do segundo turno pregou durante a campanha o fechamento da fronteira.

No segundo turno, o tema deve voltar à discussão, assim como as propostas de Anchieta de retomar investimentos paralisados e de investir na melhoria das condições das estradas de Roraima para que os agricultores possam escoar suas produções.

José de Anchieta (PSDB) ao votar em Boa Vista
José de Anchieta (PSDB) ao votar em Boa Vista - Marcelo Toledo/Folhapress

Anchieta, que liderou toda a corrida eleitoral, é engenheiro, tem 53 anos e já governou Roraima entre 2007 e 2014. Vice, assumiu com a morte do ex-governador Ottomar Pinto.

Foi reeleito em 2010, mas não concluiu o mandato. Renunciou para disputar o Senado em 2014, mas ficou apenas na terceira posição --diferentemente de 2018, na eleição anterior havia apenas uma vaga em disputa para o Senado.

Já Denarium é empresário e nunca ocupou cargos públicos. Colou a sua campanha na imagem de Jair Bolsonaro, de seu partido e lançou, inclusive, chapa puro sangue, com vice da mesma sigla.

Empresário dos setores imobiliário, industrial, comercial e agropecuário, diz que apesar de o estado ter mais de 60% de seu território preservado com terras indígenas, ainda há muita área para a produção agrícola.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.