Descrição de chapéu Eleições 2018

Jovens tucanos desistem de Alckmin e militam por Bolsonaro presidente

Grupo de WhatsApp já tem quase 90 pessoas que apoiam o deputado

Artur Rodrigues

Um grupo de jovens tucanos desistiu de esperar pelo crescimento de Geraldo Alckmin (PSDB) na corrida presidencial e criou o grupo Tucanos com Bolsonaro. 

Filiado ao partido, o publicitário Felipe Moreira, 24, é um dos fundadores do grupo, que vem sendo bastante atacado por tucanos que não abandonaram o barco de Alckmin. 

"Geraldo Alckmin tem propostas muito boas, seu plano de governo é bom, mas, na forma que está fazendo a sua campanha, perdeu o nosso apoio", diz. " A estratégia da campanha estava fortalecendo o PT. Não concordamos com a forma que foi feita, atacando o Jair, distorcendo os ocorridos que envolvem o candidato e com fake news".

O candidato à Presidência Geraldo Alckmin (PSDB) durante debate
O candidato à Presidência Geraldo Alckmin (PSDB) durante debate - Bruno Santos - 30.set.2018/ Folhapress

O grupo de WhatsApp dos membros já tem quase 90 pessoas. Os integrantes do grupo se define como militantes filiados ao PSDB, que não ficam "em cima do muro, nosso lado é o lado do Brasil, do patriotismo e da direita".""Somos a resistência tucana contra o Socialismo Fabiano e nessas eleições vamos de Bolsonaro 17 ! #ELESIM"

Assunto recorrente nas conversas mantidas pelos militantes é o enfraquecimento do PSDB no cenário nacional. "O que enfraqueceu muito o PSDB foi o Aécio [Neves] envolvido em um monte de tramoia", diz um dos integrantes. "Um partido que não vai ganhar a presidência e corre o risco de perder o governo do Estado. Até porque o Doria não está com essa bola toda!", completa outro. 

Felipe Moreira afirma que tem sofrido pressão "de cima", referindo-se à máquina partidária. "Só que não voltamos atrás em nossa decisão. Lutamos contra o PT nesses 4 anos e não vai ser agora que ficaremos calados", afirma. 

Presidente da juventude do PSDB da cidade de São Paulo, Ramirez Lopes, 23, diz que denunciará o grupo ao conselho de ética do partido. "Lamentável, é um grupo muito pequeno. Faremos representação no conselho de ética a todos os que não apoiarem o Geraldo", diz Lopez. 

Ele, que já andou discutindo com Moreira nas redes sociais por causa do assunto, define a iniciativa como "um absurdo". "Tucano vota Geraldo Alckmin, ainda há tempo de revertermos esta situação e irmos pro segundo turno e a maioria do partido está unida nessa luta", afirma. "Aliás, esse pessoal aí devia fazer um favor e pedir desfiliação. Bolsonaro é o contrário de tudo que o PSDB sempre defendeu, é um retrocesso pro nosso país".

Marcos Saraiva, presidente da juventude nacional do PSDB, afirma que os militantes criaram o grupo na internet ao mudar o nome de outro. "Gerou um mal estar e um monte de gente saiu", disse ele. 

Saraiva afirma que parte das pessoas do grupo, apesar de filiadas ao PSDB, atua em campanha de um deputado estadual do PSL. 

Grupo criado por jovens tucanos que decidiram apoiar a candidatura de Jair Bolsonaro (PSL) à Presidência
Grupo criado por jovens tucanos que decidiram apoiar a candidatura de Jair Bolsonaro (PSL) à Presidência - Reprodução/WhatsApp

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.