Descrição de chapéu Eleições 2018

Justiça acata denúncia e acusado de matar Moa do Katendê vira réu

Inquérito concluiu que a morte ocorreu após uma discussão sobre as eleições presidenciais

João Pedro Pitombo
Salvador

Acusado de matar o compositor e mestre de capoeira Romualdo Rosário da Costa, o Moa do Katendê, um dia após as eleições presidenciais em Salvador, o barbeiro Paulo Sérgio Ferreira de Santana tornou-se réu e vai responder na Justiça pelo assassinato. 

A juíza Gelzi Maria Almeida Souza acatou nesta terça-feira (23)  a denúncia do Ministério Público do Estado da Bahia que acusa Paulo Sérgio de homicídio e tentativa de homicídio duplamente qualificados. 

Moa do Katendê foi atingido por 13 golpes de faca em um bar na comunidade Dique Pequeno, bairro da Federação, periferia da capital baiana. 

 
Romualdo Rosário da Costa, conhecido como Moa do Katendê, foi morto a facadas após uma discussão política em Salvador
Romualdo Rosário da Costa, conhecido como Moa do Katendê, foi morto a facadas após uma discussão política em Salvador - Facebook/Divulgação
 

O inquérito da Polícia Civil concluiu que o mestre de capoeira foi morto após uma discussão sobre as eleições presidenciais. 

Segundo oito pessoas que testemunharam o crime, o mestre de capoeira defendeu o candidato Fernando Haddad (PT), enquanto o barbeiro disse que apoiava Jair Bolsonaro (PSL). Ambos discutiram e trocaram agressões verbais mútuas no bar. 

Cerca de 20 minutos após a discussão, Paulo Sérgio voltou ao bar com uma faca  e onde desferiu as facadas contra o mestre de capoeira, que estava sentado e de costas. Um primo de Moa também foi ferido com as facadas. 

Em depoimento à polícia um dia após o crime, Paulo Sérgio confessou o crime e confirmou que a discussão foi motivada por diferenças políticas. No mesmo dia, em entrevista à imprensa, ele negou a versão e afirmou que teria discutido sobre futebol. 

A versão, contudo, contrasta com o depoimento de oito pessoas que testemunharam o crime que convergem sobre a motivação política da discussão que resultou no crime. 

Paulo Sérgio está preso preventivamente no Complexo Penitenciário de Mata Escura, em Salvador. O Ministério Público da Bahia solicitou que o réu seja levado a julgamento em juri popular. 

Além de capoeirista, Moa do Katendê era compositor, percussionista, artesão e militante do movimento negro na Bahia. Foi um dos compositores do Ilê Aiyê, maior dos blocos afro da Bahia, e também um dos fundadores dos afoxés Badauê e Amigos do Katendê.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.