Descrição de chapéu Eleições 2018

Luciano Huck se opôs a nota anti-Bolsonaro em movimento de renovação

Apresentador da Globo disse em vídeo no sábado que nunca votou no PT e jamais vai votar

Joelmir Tavares
São Paulo

O apresentador Luciano Huck foi um dos integrantes do movimento Agora! que se opuseram à articulação de uma nota da organização contra Jair Bolsonaro (PSL) e a favor de voto crítico em Fernando Haddad (PT) no segundo turno da eleição presidencial.

O grupo, criado em 2016 em busca de renovação política, havia decidido que não se pronunciaria sobre a sucessão no primeiro turno, mas lideranças informavam nos últimos meses que haveria uma manifestação no segundo, sobretudo por causa do cenário de polarização que se avizinhava.

Uma votação, então, foi feita na semana passada, com resultado favorável à divulgação de uma nota de apoio crítico ao petista e rejeição ao deputado federal. Apesar da decisão, até esta quinta-feira (25), a três dias da eleição, nenhum comunicado oficial sobre o assunto foi divulgado.

O Agora!, em nota enviada à reportagem, não esclareceu detalhes da votação nem o motivo pelo qual a opção feita pela maioria dos votantes acabou invalidada. Afirmou que "as discussões do grupo são privadas" e que a organização "nasceu para promover o diálogo democrático e nesse momento está focada nos passos futuros".

"Não vamos nos manifestar como movimento", diz Huck, que vinha defendendo a neutralidade do grupo, diferentemente da opinião majoritária dos colegas. Ele, que tornou público seu posicionamento em artigo na Folha, não participou presencialmente da votação, realizada em São Paulo na terça-feira (16).

A versão oficial é a de que, embora já se soubesse a opinião do integrante mais famoso do movimento, isso não interferiu na condução do assunto internamente.

No texto publicado no dia 13 deste mês, o apresentador da TV Globo e empresário —que quase foi pré-candidato à Presidência da República— fez críticas tanto a Haddad quanto a Bolsonaro. Ele deixou em aberto seu posicionamento e disse que será uma "resistência positiva" a qualquer um que for eleito.

No sábado (20), em conversa de vídeo com seguidores no Facebook, o comunicador falou que não se posicionou "a favor de nenhum candidato" ao Planalto e que vê problemas nas duas candidaturas. "No PT eu nunca votei e jamais vou votar. Isso é fato", disse.

"O Bolsonaro, de novo, não tô falando que eu... Sim, levantei os problemas e acho que as pessoas podem, sim, amadurecer, é o que eu tô falando. Tem uma chance de ouro, né, de ressignificar a política no Brasil. Vamos ver, vamos aguardar", afirmou ele, em trecho que viralizou.

A afirmação foi considerada nas redes sociais uma sinalização de apoio ao candidato do PSL, o que Huck nega. Ele disse que o conteúdo foi editado fora de contexto e que não vai declarar voto.

Na votação dos membros do Agora!, saiu vitorioso o entendimento de que o movimento pregasse o voto, ainda que com ressalvas, em Haddad, por acreditar que Bolsonaro tem posturas antidemocráticas e anuncia uma agenda programática divergente com a do grupo.

Heterogêneo, o movimento é formado por pessoas de diferentes visões políticas e busca, desde a fundação, ter pluralidade ideológica. Os membros são empresários, acadêmicos e ativistas sociais na faixa dos 40 anos que se juntaram com o principal objetivo de contribuir para a oxigenação do Legislativo —três membros se elegeram neste ano, dois deputados federais e um distrital.

Entre os 88 participantes da entidade estão o empresário Carlos Jereissati Filho (grupo Iguatemi), o ex-ministro e deputado eleito Marcelo Calero (PPS-RJ), o cientista político Leandro Machado e o advogado Beto Vasconcelos, secretário nacional de Justiça no governo Dilma Rousseff (PT).

Também faz parte o empresário e investidor Eduardo Mufarej, conhecido por ter idealizado o RenovaBR, uma escola de formação de novas lideranças políticas que teve 16 membros eleitos. O apresentador da Globo também é apoiador do Renova.

O embarque de Huck no movimento, em meados de 2017, foi o estopim de algumas divergências internas. Parte dos fundadores defendia que o grupo deveria se manter fiel à intenção inicial de priorizar a renovação no Legislativo.

A possibilidade de que a entidade servisse de apoio a uma eventual campanha do apresentador ao Planalto provocou insatisfação dos que viam a participação no pleito nacional como um desvirtuamento da bandeira. Em fevereiro, o comunicador desistiu de vez da candidatura.

Durante as discussões sobre a publicação ou não de nota a respeito do segundo turno, foi controversa, por exemplo, a proposta de lançar um texto que equiparava Haddad e Bolsonaro, classificando ambos como ameaças à ordem democrática. A ala majoritária rejeitou tratar os dois de forma simétrica sob esse ponto de vista.

Uma das justificativas para o recuo em relação ao posicionamento seria a necessidade de manter a coesão dos integrantes. Com a decisão, cada um ficou livre para se manifestar, se quiser, em caráter pessoal.

Outros movimentos

O posicionamento sobre o segundo turno presidencial foi discutido também em outros movimentos que pregam renovação política. O Acredito divulgou texto no qual faz críticas a Haddad, mas se coloca contra Bolsonaro.

O grupo disse que seu posicionamento não era "de apoio a Haddad" nem "algo contra eleitoras e eleitores do Bolsonaro, mas, sim, contra o que a sua candidatura representa". Para a entidade, "mesmo levando em conta os erros e possíveis riscos" representados pelo petista, "as evidências revelam que Bolsonaro traz uma ameaça maior à democracia".

O Brasil 21, liderado por Pedro Henrique Cristo —que foi candidato a senador pela Rede em São Paulo— também se colocou ao lado do candidato do PT e avesso ao capitão reformado.

O arquiteto e ativista diz que chegou a tentar aglutinar os principais movimentos de renovação em torno da candidatura petista, num aceno à defesa da democracia, mas não conseguiu. Nesta semana, Cristo gravou vídeo para a campanha de Haddad. 

O RenovaBR, que não se define como um movimento, mas como uma escola de capacitação de novos políticos, diz que é apartidário e não tem posicionamento sobre a eleição presidencial.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.