Match Eleitoral chega a 1 milhão de testes feitos; ache seu candidato

Ferramenta ajuda eleitores de SP, MG e RJ a acharem deputado federal e senadores

O Match Eleitoral, ferramenta desenvolvida pela Folha e pelo Datafolha chega a 1 milhão de testes feitos neste sábado (6), véspera da eleição.

Lançado em agosto, o Match Eleitoral é inspirado em aplicativos de paquera; o objetivo é ajudar o leitor a escolher seu deputado federal ideal por São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além de senador por São Paulo.

A ferramenta faz o "match" entre eleitor e candidato através de respostas dadas a um questionário de múltipla escolha sobre posicionamentos políticos, econômicos e sociais. São 20 perguntas objetivas cada uma com um peso, numa escala de concordância ou discordância parcial ou total.

As mesmas questões foram respondidas pelos candidatos e então compiladas pelo Datafolha (confira aqui a metodologia completa e a política de privacidade). 

Ao final das 20 questões, as escolhas do eleitor são comparadas com a resposta dos candidatos, em total sigilo. As respostas são armazenadas de forma anônima, sem identificar quem as respondeu. O resultado pode ser compartilhado e refeito pelo internauta quantas vezes ele quiser. 

Caso deseje, o usuário pode acessar, na íntegra, as respostas dos candidatos participantes, seja na ferramenta, seja na lista completa de fichas, que a Folha também já disponibiliza com dados de todo o país.

Assim, o Match Eleitoral acumula mais de 3 milhões de visualizações de páginas. Além do explicado acima, o usuário pode ainda realizar vários cruzamentos e aplicar filtros aos seus resultados, refinando ou alterando a busca, além de navegar pelo perfil de cada candidato.

Ilustração de Fido Nesti para a ferramenta Match Eleitoral, da Folha
Ilustração de Fido Nesti para a ferramenta Match Eleitoral, da Folha - Fido Nesti

CANDIDATOS QUE RESPONDERAM

Até agora, 1.073 dos 1.668 dos candidatos a deputado federal por São Paulo responderam ao questionário. Em Minas, eram 410 de 895 candidatos, e no Rio, 505 de 1.103. Dentre os senadores por SP, 17 de 20 responderam.

Os candidatos que ainda não responderam ao Match Eleitoral podem procurar o Datafolha pelo telefone (11) 3224-4473 e pelo email projetosdatafolha@datafolha.com.br para atualizarem seus dados.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.