Descrição de chapéu Eleições 2018

Match Eleitoral já soma mais de 700 mil testes completos; ache seu candidato

Ferramenta desenvolvida pela Folha e Datafolha ajuda eleitores de SP, MG e RJ

Ilustração de Fido Nesti para a ferramenta Match Eleitoral, da Folha
Ilustração de Fido Nesti para a ferramenta Match Eleitoral, da Folha - Fido Nesti

Já são mais de 700 mil testes completos no Match Eleitoral, ferramenta criada pela Folha e pelo Datafolha para ajudar o eleitor a escolher seu deputado federal por São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além de senadores por São Paulo. 

A ferramenta, lançada em agosto, é inspirada em aplicativos de paquera. Primeiro, ajudava achar o deputado federal por São Paulo, sendo depois para senadores em São Paulo e deputados federais para Minas Gerais e Rio de Janeiro

O “match” entre eleitor e candidato se dá por meio de um questionário de múltipla escolha sobre posicionamentos políticos, econômicos e sociais. São 20 perguntas objetivas, cada uma com um peso, numa escala de concordância ou discordância parcial ou total.

As mesmas questões foram respondidas pelos candidatos e então compiladas pelo Datafolha (confira aqui a metodologia completa e a política de privacidade). 

Ao final das 20 questões, as escolhas do eleitor são comparadas com a base de candidatos, em total sigilo. As respostas dos internautas são armazenadas, mas de forma anônima, sem identificação com quem as respondeu, para que o resultado seja compartilhado e refeito pelo internauta quantas vezes ele quiser. 

Caso deseje, o usuário poderá acessar, na íntegra, as respostas dos candidatos, seja na ferramenta, seja na lista completa de fichas, que a Folha também já disponibiliza com dados de todo o país.

Ao final, eleitor confere qual candidato combina mais com ele
Ao final, eleitor confere qual candidato combina mais com ele - Folhapress

CANDIDATOS QUE RESPONDERAM

Até agora, 1.063 dos 1.648 dos candidatos a deputado federal por São Paulo responderam ao questionário. Em Minas, eram 408 de 933 candidatos, e no Rio, 447 de 1.153.

Dentre os senadores por SP, 17 de 19 responderam. O Datafolha ainda está coletando as respostas dos candidatos ao Senado para Minas e Rio. 

Os candidatos que ainda não responderam ao Match Eleitoral podem procurar o Datafolha pelo telefone (11) 3224-4473 e pelo email projetosdatafolha@datafolha.com.br para atualizarem seus dados.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.