Descrição de chapéu Eleições 2018

Na TV, Bolsonaro usa massacre de estudantes americanos em 1970 para representar violência no Brasil

Imagem mostra morte de um estudante pela guarda nacional americana, episódio conhecido como massacre de Kent State

Brasília

Na televisão, o candidato Jair Bolsonaro (PSL) utilizou a imagem de um massacre de estudantes americanos pacifistas pela guarda nacional em 1970 para retratar o "recorde de violência" no Brasil.

Em campanha veiculada neste domingo (21), Bolsonaro associa o aumento de violência aos governos petistas. "O resultado dessa baderna: milhões de desempregados, a maior crise econômica da história e recorde de assassinatos", diz o vídeo. 

A imagem que aparece atrás da palavra "assassinatos" no programa é de uma jovem desesperada sobre um corpo estendido no chão. Ela retrata, porém, a morte de um estudante pela guarda nacional americana durante o episódio que ficou conhecido como "massacre de Kent State", em 4 de maio de 1970, nos Estados Unidos. 

"Quatro estudantes morreram hoje no campus da Universidade Estadual de Kent, em Ohio, num violento conflito entre 300 guardas nacionais e 3.000 jovens com troca de tiros no interior da universidade. Outros 12 jovens foram gravemente feridos", diz reportagem publicada pela Folha no dia seguinte.

Os estudantes protestavam contra a expansão da Guerra do Vietnã para o Camboja.

A jovem no foco da foto é Mary Ann Vecchio, então com 14 anos. O corpo pertence ao estudante Jeffrey Miller, de 20 anos, morto pelos guardas com um tiro na cabeça. A imagem foi premiada com o Pulitzer de fotografia em 1970. 

O massacre na universidade levou a protestos massivos nos Estados Unidos, e a uma greve nacional de estudantes. 

A Folha entrou em contato com a campanha de Bolsonaro, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.