Não é verdade que pesquisadora do Datafolha manipulou resposta de entrevistado

Vídeo compartilhado em aplicativos de conversa mostra trecho cortado do caso

São Paulo

Vídeo que circula redes sociais em que pesquisadora do Datafolha digita 17 e aparece 13 foi ocasionado por erro de aplicação entre as perguntas do questionário. Logo após o entrevistado desligar a câmera, o erro foi corrigido e a entrevista foi computada corretamente.

A situação ocorreu em Ivaiporã (PR), na quarta-feira (17). O vídeo acompanha o texto “quando digita o 17 na máquina aparece o Haddad, até o Datafolha está manipulando a pesquisa pro Haddad”.

O instituto confirmou que a pesquisadora verificou o erro e contatou a coordenação local. “Ela aplicou incorretamente a questão P1, sobre intenção de voto, e registrou corretamente a questão P2, sobre o número da legenda”, diz. “Ao aplicar a questão P3, que está ligada automaticamente à questão P1, ela percebeu o erro”.

De acordo com o Datafolha, após o entrevistado conversar com a pesquisadora sobre o problema e ter acompanhado o procedimento para verificar uma eventual falha de sistema e aplicação, aceitou continuar a entrevista. “Suas opiniões estão na amostra do estudo finalizado na semana passada”.

Urna eletrônica
Urna eletrônica que será usada na eleição de domingo (28) - Pedro Ladeira/Folhapress

Um dos procedimentos adotados pelo instituto é checar, via telefone ou escuta, 30% do material de cada pesquisador. As respostas que estão na base são confrontadas com a gravação da entrevista ou, então, o questionário é aplicado novamente junto ao entrevistados por telefone para saber se as respostas batem.

“Caso sejam encontrados questionários em desacordo, todos os os outros desse pesquisador são cancelados”, diz o instituto.

As questões citadas acima são as seguintes:

P.1 No dia 28 de outubro haverá o segundo turno das eleições para presidente da República. Se o segundo turno da eleição fosse hoje, em quem você votaria: (LEIA ATÉ A INTERROGAÇÃO – APLIQUE O RODÍZIO ENTRE OS NOMES – ESTIMULADA E ÚNICA)
1 Jair Bolsonaro ou 2 Fernando Haddad?
94 branco
96 Nulo/ nenhum
99 Não sabe

P.2 (PARA QUEM VOTARIA EM ALGUM CANDIDATO OU DISSE QUE VAI ANULAR / VOTAR NULO NA P.1) Qual número você vai digitar na urna eletrônica para confirmar/ anular seu voto para presidente?(SE VOTARIA EM BRANCO OU ESTÁ INDECISO, NÃO APLIQUE A PERGUNTA)
ANOTE AO LADO
994 NÃO SABE O NÚMERO DO CANDIDATO
996 NÃO SABE COMO ANULAR O VOTO

P.3 (PARA QUEM PRETENDE VOTAR EM ALGUM CANDIDATO OU EM BRANCO OU NULO - P.1= 1, 2, 94 OU 96)Por quais motivos você pretende votar em (CITE RESPOSTA DA P.1) Por quais outras razões? Como assim? (RESPOSTA ESPONT NEA E MÚLTIPLA – EXPLORE)

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.