Descrição de chapéu Eleições 2018

'Não tenho ânimo em apoiar nem Haddad nem Bolsonaro', diz vice de Ciro

Para Kátia Abreu, disputa entre PSL e PT não vai terminar bem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Fortaleza

 Em sua primeira declaração após o resultado do primeiro turno, a candidata a vice-presidente de Ciro Gomes, Kátia Abreu, disse que não tem ânimo em apoiar nem PT nem PSL no segundo turno.

Em entrevista à Folha, ela disse que a sua posição, a princípio, será de neutralidade, mas que ainda conversará o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e com Ciro Gomes.

Katia Abreu vota to Tocantins
Katia Abreu vota to Tocantins - Cecília Santos/Folhapress

“Do ponto de vista pessoal, não tenho ânimo em apoiar nem um nem outro. Essa guerra é essa briga não vão terminar bem. Não quero participar disso”, afirmou.

A senadora pelo Tocantins criticou o PT por, segundo ela, ter criado Bolsonaro. Ela avaliou que a governabilidade do país estará prejudicada independentemente de quem seja eleito.

As duas maiores bancadas eleitas na Câmara dos Deputados nas eleições deste ano foram do PT e do PSL, partidos antagônicos no espectro político.

Derrotado com um desempenho inferior ao que esperava, Ciro indicou que deve Haddad. A tendência é de que ele declare apoio a Haddad, apesar de ter ficado magoado com Lula. 

O PDT acusa o petista de ter agido de maneira desleal ao ter atuado para esvaziar sua candidatura, impedindo o apoio dos partidos do centrão e influenciado o PSB a declarar neutralidade na disputa presidencial.

O anúncio, contudo, deve ser feito de maneira protocolar, sem uma adesão imediata a uma eventual gestão petista. 

A ideia é que ele repita o formato adotado por Marina Silva na disputa presidencial de 2014, quando ela informou um apoio, mas não uma aliança, com Aécio Neves, do PSDB, no segundo turno da disputa eleitoral.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.