Descrição de chapéu Eleições 2018

Número de governadores reeleitos só não é menor que em 2002

Dos 20 candidatos à reeleição, 10 conseguiram renovar o cargo

José Marques
São Paulo

Em um período marcado pelo cansaço do eleitor com a política tradicional, o número de governadores reeleitos em 2018 só não é menor, na atual Constituição, que o das eleições de 2002.

Na atual Constituição, a medida só foi permitida partir das eleições de 1998.

Em 2002, houve nove governadores reeleitos, agora foram dez. Ainda assim, a proporção é menor: enquanto 16 chefes de Executivos tentaram mais quatro anos de mandato à época, nestas eleições foram 20.

Dos 10 reeleitos este ano, nenhum está nos estados do Sul e Sudeste. O candidato que chegou mais perto disso foi Márcio França (PSB), que disputou o governo de São Paulo contra João Doria (PSDB).
Para evitar a derrota, França, que foi eleito como vice e assumiu o estado após a renúncia de Geraldo Alckmin (PSDB), se apresentou como “o novo governador de São Paulo”.

Já o Rio Grande do Sul manteve a tradição de não ter reeleito governadores desde a redemocratização e escolheu Eduardo Leite (PSDB) em vez de Pedro Ivo Sartori (MDB).

A maioria dos governadores reeleitos conseguiu encerrar a disputa já no primeiro turno. Apenas três dos sete candidatos à reeleição que estiveram no segundo turno foram vitoriosos.

No Amapá, Waldez Góes (PDT) chega ao quarto mandato após vencer o ex-governador João Capiberibe (PSB). Também foram reeleitos Belivaldo Chagas (PSD) em Sergipe e Reinaldo Azambuja (PSDB) em Mato Grosso do Sul.

Nacionalmente, a possibilidade de reeleição aos Executivos foi aberta após aprovação pelo Congresso de emenda à Constituição, em 1997. No ano seguinte, 20 governadores decidiram tentar um novo mandato.

Além disso, no Tocantins, Siqueira Campos renunciou para viabilizar a candidatura de parentes, mas concorreu novamente ao governo —e ganhou. Se contado com ele, se reelegeram 14 naquele ano.

Desde 2006, no entanto, o número de reeleitos só cai. Como neste ano, as eleições de 2006 e 2010 tiveram 20 candidatos à reeleição. Respectivamente, foram reeleitos 14 e 13 governadores.

Na eleição anterior à deste ano, em 2014, foram 18 candidatos à reeleição e 11 vitórias para os administradores.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.