Descrição de chapéu Eleições 2018

PF pode investigar vídeo de filho de Bolsonaro se a Justiça determinar, diz ministro

No material, divulgado nesta semana, Eduardo Bolsonaro afirma que 'bastam um cabo e um soldado para fechar o STF'

Natália Cancian
Brasília

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, disse nesta segunda-feira (22) que a declaração em vídeo do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) sobre fechar o STF (Supremo Tribunal Federal) poderá motivar uma investigação da Polícia Federal caso houver um pedido do Judiciário.

"Essa declaração deverá motivar ou não alguma reação por parte do Judiciário. A partir daí, se for determinada alguma ação, o que a Justiça resolver nós de acordo com a lei iremos fazer, como fizemos no caso das fake news e das tentativas de indução de fraude e de descredenciar o sistema eleitoral vigente", disse. 

Presidente do TSE, Rosa Weber, e o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann
Presidente do TSE, Rosa Weber, e o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann - Evaristo Sa - 21.out.2018/AFP

Em vídeo gravado em julho, disponível na internet, mas que veio à tona a uma semana do segundo turno, Eduardo responde a pergunta sobre uma hipotética possibilidade de ação do Exército em caso de o STF impedir que Bolsonaro assuma a Presidência. Segundo ele, "bastam um cabo e um soldado para fechar o STF".

Questionado sobre como avalia a declaração, Jungmann evitou se posicionar e disse que a reação diante do caso cabe ao STF. "Evidentemente isso está nas mãos da Justiça, e não nas mãos da polícia."

 Segundo o ministro, o inquérito que investiga o disparo em massa por meio do Whatsapp de ataques a candidatos a presidente atinge tanto a campanha de Jair Bolsonaro (PSL) quanto de Fernando Haddad (PT) e corre sob sigilo.

Na semana passada, a Folha revelou que empresas estão comprando pacotes de disparos de mensagens contra o PT por meio do aplicativo.

O ministro repetiu que "não existe anonimato na internet" e que casos de ofensas e tentativas de fraude durante o processo eleitoral serão punidos.

"A PF tem recursos tecnológicos e humanos para descobrir qualquer tentativa de fraude", disse, após reunião do Conselho Nacional de Segurança Pública.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.