Descrição de chapéu Eleições 2018

Polícia Civil do RS conclui que jovem marcada com suástica forjou crime

Estudante de Porto Alegre deve responder por falsa comunicação de crime

Felipe Bächtold
Porto Alegre

A investigação da Polícia Civil do Rio Grande do Sul sobre o caso da jovem que teve uma suástica marcada no corpo foi encerrada com a conclusão de que ela forjou a mutilação.

Com o procedimento sendo enviado à Justiça, ela deve responder por falsa comunicação de crime. A defesa da jovem contesta as conclusões e pede mais investigação.

O caso ganhou grande repercussão por ter ocorrido no dia seguinte ao primeiro turno da eleição, ao ser relacionado com violência política.

 
O delegado Paulo César Jardim, da Polícia Civil gaúcha
O delegado Paulo César Jardim, da Polícia Civil gaúcha - Felipe Bächtold/Folhapress

O relato dela afirmava que, no momento do suposto ataque, na região central de Porto Alegre, ela estava com uma mochila na qual havia um adesivo com as cores do movimento LGBT e a inscrição "ele não", contra o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL).

Após a divulgação da conclusão das autoridades, o candidato disse em uma rede social esperar retratação de quem associou o ocorrido a ele e seus apoiadores. Afirmou ainda que as denúncias que buscam ligar seu nome a agressões são orquestradas por eleitores de adversários.

"Esperamos uma retratação de todos os que, mesmo com nosso repúdio, irresponsavelmente e sem provas associaram a nós os casos de pichações e 'agressões' nazistas, hoje revelados falsos pelas autoridades", disse o deputado.

Em laudo produzido pelo Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul, porém, todos os indícios apontam que ela ou se automutilou ou foi marcada por outra pessoa com seu consentimento.

Os ferimentos do tipo, superficiais e de profundidade uniforme, dificilmente seriam produzidas se a vítima tivesse "preservada sua capacidade de reação, seja por medo, susto ou reflexo".

O delegado Paulo César Jardim, responsável pelo caso, afirmou que a jovem, uma estudante de pré-vestibular de 19 anos, é uma pessoa "doente, debilitada emocionalmente" e que toma remédios psiquiátricos "fortíssimos".

Mulher com suástica marcada no corpo - Reprodução

Jardim disse que ela demonstrava resistência em levar o caso adiante na polícia e que só registrou ocorrência porque uma amiga, não identificada, queria divulgar a agressão em redes sociais.

"Uma amiga dela queria registrar uma 'matéria' no Facebook, e uma forma de 'esquentar', de pontuar a matéria que a amiga queria colocar, seria registrando ocorrência."

O policial, porém, descartou que a jovem tenha forjado a situação com intenção política, ou seja, para prejudicar o candidato Jair Bolsonaro.

A foto das marcas no corpo dela chegou a ser mostrada no horário eleitoral de Fernando Haddad (PT), em um trecho sobre a violência política pelo país no segundo turno.

Jardim afirmou que havia contradições no relato da agressão e que desde o primeiro momento se trabalhou com a hipótese de automutilação. Ela contou que sofreu outros ferimentos, causados por socos, mas não tinha outras lesões pelo corpo. 

Além disso, a investigação afirma que mapeou as ruas por onde ela passou no dia do suposto crime e que mais de 20 pessoas, entre comerciantes, síndicos e guardadores de carro, foram entrevistadas. Nenhum deles disse ter visto nenhuma movimentação relacionada.

"Em nenhuma dessas câmeras [de segurança] aparece qualquer tipo de agressão e muito menos a possível vítima. Doze câmeras, com mais de duas horas de filmagem e em nenhuma delas ela apareceu".

Segundo o delegado, trata-se de um caso de "debilidade emocional", em que já havia acompanhamento psicológico e psiquiátrico. O policial afirma que mantém contato com a advogada dela e que, no momento, a jovem está em casa.

Para o médico Luciano Hass, do Instituto Geral de Perícias, que participou da elaboração do laudo, quase todas as características da lesão batem com as de lesões autoinfligidas descritas em estudos sobre o assunto. Mas fez uma ressalva: "Não tem como afirmar de forma inequívoca. A medicina legal não é uma ciência exata. A gente trabalha com probabilidades."  

Jardim havia causado polêmica ao afirmar, após a divulgação do caso, que o sinal marcado não era nazista, mas sim um símbolo budista de fraternidade.

OUTRO LADO

A advogada Gabriela Souza, que defende a jovem, afirmou em nota que qualquer conclusão antes de esgotada a avaliação de todos os elementos possíveis "pode não representar a realidade dos fatos".

Souza quer, por exemplo, que pessoas que prestaram auxílio à jovem sejam ouvidas e que sejam apresentadas imagens de câmeras de segurança.

A advogada cita um trecho do laudo que diz que as lesões podem ter sido produzidas "ante alguma forma de incapacidade ou impedimento da vítima em esboçar reação", o que seria compatível com uma situação de estresse pós-traumático. "Isso apenas comprova o teor do depoimento da vítima."

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.