PT tem pior desempenho desde 1989, diz diretor do Datafolha; assista

Não embarco na histeria, Brasil não é república de bananas, diz João Pereira Coutinho

Com 45% dos votos válidos, o PT atinge o seu pior desempenho em pesquisas de véspera de segundo turno desde 1989, apontou o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino.

Desde 2002, há uma queda constante na intenção de voto nos candidatos petistas nesta etapa da corrida. Ficou em 61% em 2002 e 2006, foi para 57% em 2010 e 52% em 2014.

“Se Fernando Haddad (PT) não conseguir mais votos do que tem hoje até amanhã, o PT pode voltar aos 47% que obteve em 1989”, disse Paulino.

Em debate na TV Folha mediado pela repórter de Poder Thais Bilenky, Paulino, a repórter Marina Dias e o repórter especial Igor Gielow analisaram os números da pesquisa Datafolha divulgada na noite deste sábado.

O escritor português e colunista da Folha João Pereira Coutinho participou por Skype de Lisboa. “Não embarco nesse tom histérico em relação ao Brasil”, disse. “O Brasil não é uma república de bananas.”

A um dia da eleição, a pesquisa Datafolha mostra Jair Bolsonaro (PSL) com 55% das intenções de votos válidos, uma vantagem de dez pontos percentuais sobre Fernando Haddad (PT), que tem 45%.

É a menor distância entre os candidatos nesta segunda etapa da eleição. Na pesquisa divulgada na quinta-feira passada (25), a vantagem era de 12 pontos percentuais. Na semana anterior, a vantagem era de 18 pontos.

Em relação aos votos totais, Bolsonaro tem 47%, e Haddad, 39%. Votos brancos e nulos representam 8% do total. Os indecisos somam 5%.

A pesquisa, realizada nesta sexta (26) e sábado (27), ouviu 18.371 pessoas em 340 municípios. O estudo está registrado no TSE com o número BR-02460/2018.

Mauro Paulino, Thais Bilenky, Igor Gielow e Marina Dias, sentados à mesa do estúdio da TV Folha, durante debate sobre pesquisa Datafolha
Mauro Paulino, Thais Bilenky, Igor Gielow e Marina Dias, durante debate na TV Folha - Reprodução
 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.