Descrição de chapéu Eleições 2018

Reação a camiseta de candidato vai de sorriso a cusparada em São Paulo

Reportagem foi às ruas com roupas com mensagens de apoio e de repúdio a Jair Bolsonaro (PSL)

Artur Rodrigues Denise Perotti
São Paulo

Em meio a relatos de violência por motivos políticos que se espalham pelo país, a Folha foi às ruas testar reações a camisetas com estampa de apoio e repúdio ao candidato Jair Bolsonaro (PSL).

Na sexta-feira (19), durante quatro horas, dois repórteres circularam pelo centro financeiro da cidade de São Paulo vestindo roupas com estampa do rosto do candidato e outra com o dizer “Ele Não”, da oposição ao capitão reformado

No país, um homem foi morto a facadas por um apoiador de Bolsonaro e outros foram vítimas de espancamentos. Na capital paulista, durante a experiência da reportagem, as reações variaram de uma simples risada de aprovação a uma cusparada na repórter.

A Folha percorreu a avenida Paulista entre o Masp e a TV Gazeta entre 12h e 16h, enquanto a equipe de imagem registrava reações.

As demonstrações mais veementes, tanto de apoio como de repulsa, aconteceram enquanto a repórter estava com a camiseta amarela com o rosto de Bolsonaro. Um casal, o homem negro e a mulher branca, foi o primeiro a se manifestar. Ele fez um sinal de positivo e disse: “Esse sim”.

Logo em seguida, três adolescentes passaram e timidamente, quase resmungando, soltaram um “ele não”.

Já uma mulher, apressada, mandou a repórter estudar história: “Nossa senhora, Bolsonaro? Volta pra escola, vai estudar história. Pelo amor de Deus”. 

Enquanto a repórter estava parada em frente ao prédio da TV Gazeta, um homem de por volta de 30 anos parou por um segundo e deu uma sonora cusparada no pé dela.

Já na altura do Masp, cenário frequente de atos favoráveis ao militar, a camiseta amarela animou bolsonaristas. Todas as manifestações efusivas foram de apoio. Alguns inclusive pararam para perguntar se haveria manifestação, pois gostariam de participar.

Um dos apoiadores do capitão reformado abordou a repórter para dizer que a eleição dele é coisa divina.

“Foi Deus, todas as religiões se juntaram para eleger Bolsonaro. Não vai faltar emprego, você vai poder escolher se quer esse, quer aquele... Nós somos direita, essa esquerda aí, ó [e fez gesto de que não bate bem]”.

Já uma mulher, perto dos 60 anos, ficou com inveja: “Eu também queria ter coragem de vestir uma camiseta do Bolsonaro e ir pra Paulista”.

Com a camiseta do “Ele Não” as reações positivas foram mais tímidas. Um rapaz chegou a parar para fotografar a repórter; ele usava boné também com o dizer “Ele Não”.

Já uma mulher acompanhada da amiga, na passagem, disse que a camiseta era muito bonita, que era preciso vesti-la, mas, como a apoiadora do candidato adversário, disse que “é preciso ter coragem”.

Um rapaz fez sinal de positivo e falou “legal”, e duas amigas deram os parabéns por estar usando a camiseta. E só.

Em nenhum momento houve insinuação sexista nos comentários. Todas as aproximações foram para defender ou condenar o candidato.

Os passantes reagiram de maneiras diferentes em relação ao vestuário do repórter homem e da jornalista mulher. No caso do repórter, as interações foram mais discretas. 

Durante a maioria do tempo, as camisetas do “Ele Não” e a que trazia a estampa de Bolsonaro não despertavam mais que olhares de reprovação. 

A camiseta do capitão pareceu assustar algumas mulheres, que se distanciavam para o outro lado da calçada. Já homens faziam sinais de positivo, alguns imitando arma com a mão, marca de Bolsonaro. 

A roupa que trazia bordão contrário ao capitão foi elogiada por mulheres, que acenavam e repetiam “ele não”. Já um homem, ao se afastar do repórter, disse: “Usa isso e depois não sabe por que apanha”.

Comentários sobre a camiseta de apoio ao candidato Jair Bolsonaro (PSL)

“Nossa senhora, Bolsonaro? Volta pra escola, vai estudar história. Pelo amor de Deus" mulher para a repórter

“Foi Deus, todas as religiões se juntaram para eleger Bolsonaro" homem para a repórter

“Eu também queria ter coragem de vestir uma camiseta do Bolsonaro e ir pra Paulista" mulher para a repórter

“Não vai faltar emprego, você vai poder escolher se quer esse, quer aquele... Nós somos direita, essa esquerda aí, ó [faz gesto de que não bate bem]" homem para a repórter

Comentários sobre a camiseta de repúdio a Bolsonaro

“Usa isso e depois não sabe por que apanha" homem para o repórter

“Bonita essa camiseta. A gente tem que usar. Mas precisa ter coragem" mulher para a repórter

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.