Rejeição a Bolsonaro e a Haddad para de crescer, diz Datafolha

Deputado estacionou em 45% e petista oscilou de 41% para 40% na comparação com terça-feira (2)

São Paulo

A rejeição tanto a Jair Bolsonaro (PSL) quanto a Fernando Haddad (PT), os líderes das pesquisas de intenção de voto, ficou estável no levantamento divulgado pelo Datafolha nesta quinta-feira (4). O capitão reformado manteve o percentual de 45% e o petista oscilou de 41% para 40% em relação à pesquisa de terça (2).

O percentual de eleitores que diz não votar de jeito nenhum em Haddad havia registrado um salto entre a semana passada e terça —​pulou de 32% na pesquisa do dia 28 de setembro para os 41% do início desta semana.

A estancada na rejeição pode ser considerada uma notícia positiva para o ex-prefeito, no momento em que a campanha dele tenta fazer frente ao crescimento do adversário do PSL.

O deputado federal era rejeitado por 46% dos entrevistados no fim de setembro e depois marcou 45%, percentual que manteve nas duas pesquisas mais recentes.

Na sequência dos dois líderes aparecem Marina Silva (Rede), com 28% de rejeição, Geraldo Alckmin (PSDB), com 24%, e Ciro Gomes (PDT), com 21%.

Bolsonaro é mais rejeitado entre as mulheres (50%) do que entre os homens (39%). No caso de Haddad, há inversão: a rejeição é menor no eleitorado feminino (35%) e maior no masculino (46%).

Na divisão regional, o presidenciável do PSL é mais repelido no Nordeste (onde 59% dos entrevistados não votariam nele de jeito nenhum). Haddad tem na região seu melhor desempenho (25% rejeitam o petista, sua menor taxa).

O índice do petista no Nordeste ficou estável (era de 26% na pesquisa anterior). No Sul, caiu de 52% para 46%. No Centro-Oeste, subiu de 44% para 48%. Nas demais regiões, os índices ficaram iguais (47% no Sudeste e 34% no Norte).

As taxas de Bolsonaro se mantiveram semelhantes (40% no Sudeste, 36% no Sul e 45% no Norte). As variações mais importantes ocorreram no Nordeste, onde a rejeição ao parlamentar saltou de 56% para 59%, e no Centro-Oeste, onde caiu de 42% para 37%.

O Datafolha ouviu 10.930 eleitores em 389 cidades do país na quarta e nesta quinta (4). A margem de erro da pesquisa, contratada pela Folha e pela TV Globo, é de dois pontos percentuais para mais ou menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-02581/2018.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.