Vídeo em que Haddad fala de subir rampa com Lula é de antes de TSE barrar candidatura

Gravação foi feita em agosto, quando Lula ainda era o candidato do PT à Presidência

São Paulo

Embora seja verdadeiro, o vídeo em que o candidato Fernando Haddad (PT) afirma que vai subir a rampa do Palácio do Planalto no dia 1º de janeiro —data da posse do presidente eleito— com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não é uma promessa de sua campanha.

O vídeo, que tem sido compartilhado nas redes sociais e em aplicativos de conversas instantâneas, como o WhatsApp, foi publicado no Twitter de Lula em agosto, antes de o ex-mandatário ter sua candidatura barrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na ocasião, a chapa petista tinha Lula como candidato e Haddad como vice.

Comprova: Vídeo em Haddad diz que Lula 'vai subir a rampa' no dia 1º de janeiro é verdadeiro, mas antigo
Comprova: Vídeo em Haddad diz que Lula 'vai subir a rampa' no dia 1º de janeiro é verdadeiro, mas antigo - Reprodução Twitter/LulaOficial

Desde abril, Lula está preso na Superintendência da Polícia Federal de Curitiba, onde cumpre pena de 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex de Guarujá (SP).

O projeto Comprova localizou o vídeo original depois de pesquisar os termos “haddad”, “rampa”, “lula”, “progressistas” e “justiça”, palavras usadas pelo presidenciável petista na filmagem, no site de buscas Google.

Além de links recentes tratando a história, o Cmprova encontrou notícias do dia em que ele o vídeo foi feito e publicado no perfil de Lula no Twitter: 6 de agosto de 2018.

No trecho do vídeo compartilhado nos últimos dias, como sendo uma promessa de campanha, Haddad diz: "Fazer do Lula nosso presidente, subir a rampa com ele no dia 1° de janeiro, fazer o país resgatar a sua dignidade, sua esperança, seus sonhos, né?".

Em algumas publicações no Instagram e no Facebook, ele é acompanhado por legendas que dizem que a fala é uma "promessa de campanha". O vídeo original, porém, tem 58 segundos; 25 a mais do que o trecho viral. O trecho suprimido daria indícios, a quem o assistisse, de que a declaração de Haddad fora feita em outro contexto.

"Acabamos de montar as coligações em torno da candidatura do Lula, já temos Pros e PC do B conosco, PCO apoiando, chapa montada, vai a registro amanhã, aí nós vamos dia 15 levar pro TSE, e eu tenho certeza que o povo brasileiro vai estar cada vez mais engajado na campanha", diz Haddad antes de mencionar a rampa presidencial.

A gravação foi feita no dia 6 de agosto, dois dias após o PT definir a candidatura de Lula em convenção partidária. O TSE só reconheceu a inelegibilidade de Lula no dia 31 de agosoto; e Haddad só assumiu o posto no dia 11 de setembro. A fala, então, não configura uma promessa de campanha, mas uma "torcida" para que a candidatura de Lula fosse deferida, o que não aconteceu.

O vídeo cortado chegou ao WhatsApp do Comprova e de veículos parceiros, mas também foi compartilhado em sites como Renova Mídia e Diário do Brasil.

Em um perfil no Twitter, o vídeo teve mais de 75 mil visualizações e 2.599 curtidas desde que foi publicado, na segunda-feira, 8 de outubro. Na página do PSL Rio de Janeiro no Facebook, o vídeo teve 1,2 milhões de visualizações, além de quase 50 mil compartilhamentos.

Participou também da apuração deste texto o veículo O Povo, que integra o Comprova, projeto que visa identificar, checar e combater rumores, manipulações e notícias falsas sobre as eleições de 2018. É possível sugerir checagens pelo WhatsApp da iniciativa, no número (11) 97795-0022.    

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.