Zema deve ser eleito em MG, diz Datafolha; empresário tem 70% contra 30% de Anastasia

Empresário do Novo que concorre pela primeira vez liderou todas as pesquisas do segundo turno

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Belo Horizonte

O empresário Romeu Zema (Novo), que concorre pela primeira vez, chega à véspera da eleição com 70% dos votos válidos e deve ser eleito governador de Minas Gerais, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (27). 

Antonio Anastasia (PSDB), senador e ex-governador, tem 30% dos votos válidos. Na última pesquisa, do dia 25, o tucano tinha 32% contra 68% de Zema. 

Zema foi o candidato mais votado no primeiro turno, com 43% dos votos válidos contra 29% do tucano. O candidato do Novo liderou com folga todas as pesquisas de segundo turno. 

O candidato ao governo de Minas Gerais Romeu Zema (Novo)
O candidato ao governo de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) - Divulgação

Para a contabilidade dos votos válidos são excluídos os votos em branco ou nulos e os indecisos, é assim que a Justiça Eleitoral contabiliza e divulga o resultado oficial da eleição.

Considerando o total de votos, Zema tem 57% (tinha 56%) e Anastasia, 25% (tinha 26%). Um total de 17% não têm candidato: bancos e nulos são 9% (eram 8%) e indecisos, 8% (eram 9%). 

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O índice de menções corretas ao número do candidato é mais alto entre os eleitores de Zema (76%) do que entre os de Anastasia (61%).

Para 16% dos eleitores mineiros, o voto ainda pode mudar. Estão totalmente decididos a votar em Zema 88% dos eleitores e em Anastasia, 78%.

O Datafolha perguntou ainda se os eleitores assistiram ao debate da Rede Globo, no último dia 25, e 32% responderam que sim. Entre os que assistiram, 49% opinaram que Zema se saiu melhor e 34% que Anastasia se saiu melhor. 

O instituto ouviu 2.981 pessoas entre 26 e 27 de outubro em 72 cidades. A pesquisa foi contratada pela Folha e pela TV Globo e registrada no TSE com o número MG-03500/2018.

Antonio Anastasia (PSDB), candidato ao governo de Minas
Antonio Anastasia (PSDB), candidato ao governo de Minas - Alexandre Rezende/Folhapress

Zema lidera entre todos os segmentos sociodemográficos. Anastasia melhora seu desempenho entre mulheres (34%), moradores de BH (38%), jovens de 16 a 24 anos (33%), pessoas com mais de 60 anos (33%), pessoas com ensino superior (36%) e pessoas que recebem mais de dez salários mínimos (41%). 

Entre os eleitores de Jair Bolsonaro (PSL), 72% votam em Zema e 28% votam em Anastasia. Já entre eleitores de Fernando Haddad (PT), os índices são 64% e 36% respectivamente. 

Quem votou no governador Fernando Pimentel (PT) no primeiro turno, vota agora em Zema (68%) e Anastasia (32%).

Entre aqueles que votaram em Zema no primeiro turno, 90% mantêm o voto no candidato do Novo e 10% migraram para Anastasia. 

No sentido inverso, entre os que votaram no tucano, 65% seguem preferindo o candidato, mas 35% mudaram para Zema. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.