Vantagem de Zema recua seis pontos em MG e tem 68% dos votos válidos contra 32% de Anastasia, diz Datafolha

Candidato do Novo tem 68% contra 32% de Antonio Anastasia (PSDB)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Belo Horizonte

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta (25), a três dias do segundo turno das eleições, mostra que Romeu Zema (Novo) mantém distância à frente de Antonio Anastasia (PSDB) em Minas Gerais, embora a vantagem tenha recuado de 42 para 36 pontos.

Zema, empresário do varejo, tem 68% dos votos válidos. Na última pesquisa, do dia 18, tinha 71%. Anastasia, senador e ex-governador, tem 32% e tinha 29%. 

Para a contabilidade dos votos válidos são excluídos os votos em branco ou nulos e os indecisos. É assim que a Justiça Eleitoral contabiliza e divulga o resultado oficial da eleição.

Considerando os votos totais, Zema tem 56% das intenções de voto (tinha 58%). Anastasia tem 26% (tinha 24%). Brancos e nulos somam 9% (eram 10%) e 8% não sabem (eram 9%).

A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. 

A pesquisa também mediu a rejeição dos candidatos. O tucano é mais rejeitado: 56% não votariam nele de jeito nenhum. O índice do candidato do Novo é 27%. 

Entre os eleitores de Zema, 88% está totalmente decidido a votar nele e 12% ainda podem mudar. No caso de Anastasia, 73% estão decididos e 27% ainda podem mudar. 

O Datafolha ouviu 1.480 pessoas em 73 municípios entre 24 e 25 de outubro. O levantamento, contratado pela Folha e TV Globo, foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número MG-04683/2018.

O governador Fernando Pimentel (PT) ficou em terceiro e declarou neutralidade no segundo turno. Entre seus eleitores, 58% declararam que votarão em Zema e 42% em Anastasia. 

Entre quem votou em Zema no primeiro turno, 91% votarão nele no segundo turno e 9% migraram para Anastasia. 

Já entre os eleitores de Anastasia do primeiro turno, 68% declararam voto no tucano e 32% em Zema. 
Em relação aos presidenciáveis, Zema é favorito entre eleitores de Jair Bolsonaro (PSL) e também entre eleitores de Fernando Haddad (PT). 

Quem vota em Bolsonaro, dá 72% de votos para Zema e 28% para Anastasia. Para quem vota em Haddad, os índices são 59% e 41% respectivamente. 

Zema lidera em todos os segmentos sociodemográficos. Anastasia melhora seu desempenho entre eleitores de 16 a 24 anos (39%) e entre eleitores com ensino superior (37%).

Entre quem recebe mais de dez salários mínimos e entre quem mora em Belo Horizonte, o tucano chega a 41% dos votos válidos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.