Folha recebe troféu de Mídia do Ano do Prêmio Aberje

Evento também homenageou Otavio Frias Filho, diretor de redação da Folha, que morreu em agosto

São Paulo

A Folha recebeu o troféu de Mídia do Ano de 2018 na categoria jornal do Prêmio Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) na noite desta segunda-feira (26), em São Paulo. 

O reconhecimento se deu, nas palavras do anfitrião, o radialista Milton Jung, em razão da “luta em favor da liberdade de imprensa e de expressão e por manter compromisso de fazer cobertura independente e plural dos fatos”.

O jornal também foi lembrado na abertura da cerimônia pela presidente do conselho deliberativo da Aberje, Gislaine Rosseti, que, ao falar em liberdade de expressão, homenageou Otavio Frias Filho, diretor de redação da Folha, que morreu em agosto deste ano. 

“Um dos jornalistas brasileiros que mais se empenhou pela qualidade e pela liberdade de imprensa”, afirmou a dirigente da entidade presidida por Paulo Nassar, professor titular da Escola de Comunicações e Artes da USP.

Vinicius Mota, secretário de Redação da Folha, agradeceu o reconhecimento ao trabalho do jornal e as palavras em memória de Otavio Frias Filho: “Esse prêmio é muito cobiçado. A Folha já esteve aqui outras vezes e gostaria de estar aqui de novo se fizermos um bom trabalho”. 

“Agradeço fundamentalmente as palavras muito encorajadoras que justificaram a concessão desse prêmio. Elas nos reconectam, reconhecem o nosso compromisso com o projeto editorial, que é perene, é eterno, independe de quem esteja ou de quem não esteja no governo”, disse Mota. 

É a oitava vez que a Folha vence o Prêmio Aberje desde 2007. A TV Globo, a revista Época e o site Poder360 também foram premiados nesta segunda-feira (26) em suas respectivas categorias, além de projetos de comunicação corporativa desenvolvidos por empresas de diversos setores.

Na justificativa ao prêmio de Mídia do Ano para a Folha, a Aberje mencionou a conduta do jornal, que, segundo a entidade, foi alvo de ataques duros durante as eleições. A associação também reconheceu o Manual da Redação da Folha como uma referência para o jornalismo. 

“Mesmo quando ameaçada por políticos influentes, não se curvou e seguiu firme na missão de informar seus fiéis leitores”, disse a Aberje, em comunicado divulgado na última quinta-feira (22).

Redação da Folha de S. Paulo
Redação da Folha de S. Paulo - Lalo de Almeida - 19.jan.2018/Folhapress
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.