Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

Haddad diz que só mídia e fóruns internacionais entenderão significado de Moro como ministro

No segundo turno, petista elogiou o trabalho do juiz à frente da Lava Jato

Géssica Brandino
São Paulo

O candidato derrotado à Presidência, Fernando Haddad (PT), afirmou que a elite não entende os conceitos de democracia e República. Segundo ele, somente a imprensa e fóruns internacionais compreendem o significado do anúncio de Sergio Moro como ministro da Justiça e Segurança Pública nesta quinta-feira (1º).

“Se o conceito de democracia já escapa a nossa elite, muito mais o conceito de República. O significado da indicação de Sérgio Moro para Ministro da Justiça só será compreendido pela mídia e fóruns internacionais”, escreveu no Twitter.

Em entrevista durante o segundo turno, o então presidenciável elogiou o trabalho de Moro à frente da Operação Lava Jato

"Em geral ele ajudou [o país]. Em relação à sentença do Lula, acho que foi um erro que vai ser corrigido pelos tribunais superiores porque ele não apresentou provas contra o presidente. Em geral Sergio Moro fez um bom trabalho."

Na ocasião, Haddad também fez ressalva quanto a delatores que conseguiram sair da prisão, mas disse que o saldo da Lava Jato é positivo para o país.

"Embora eu acho que ele tenha soltado muito precocemente os empresários e liberado dinheiro roubado para esses empresários usufruírem, gozarem a vida. No geral, o saldo é positivo, mas há reparos a fazer."

O anúncio gerou comoção entre petistas, que usaram a rede social para pedir a libertação de Lula e criticar o histórico de decisões tomadas pelo magistrado, como a divulgação de trechos da delação do ex-ministro dos governos petistas Antonio Palocci a poucos dias do primeiro turno das eleições.

Haddad obteve 45% dos votos válidos, contra 55% de Jair Bolsonaro. Apesar da derrota, o petista obteve o aval do ex-presidente para liderar a oposição ao futuro governo.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.