Maior parte das menções a Bolsonaro e Haddad na Folha teve tom neutro

Levantamento mostra que cobertura do jornal foi equilibrada em relação aos dois concorrentes do segundo turno da eleição

São Paulo

​Levantamento realizado pelo Banco de Dados Folha mostrou que a maior parte dos textos com menções a Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) no jornal durante a eleição teve caráter neutro. A pesquisa analisou todos os textos com menção a candidato presidencial  entre o dia 1º de agosto e 29 de outubro de 2018.

Segundo o Banco de Dados, 52,6% dos textos sobre o presidente eleito e 64,3% acerca do candidato petista foram neutros.

No período pesquisado, Bolsonaro foi o candidato mais citado pela Folha. O nome do capitão reformado  foi mencionado 3.471 vezes num universo analisado de 7.305 textos.

Já o candidato Fernando Haddad (PT) foi mencionado 1.550 vezes. A diferença de um candidato para outro se dá principalmente pelo fato de o petista ter entrado na corrida presidencial, de forma oficial, apenas em 11 de setembro.

 
 

Bolsonaro teve mais citações positivas (566) do que Haddad (163), mas também liderou nas menções negativas ---com 1.078 contra 391.

O candidato petista, proporcionalmente, teve suas citações ligadas mais a textos noticiosos (62,8%) do que a textos de opinião e análises (37,2%).

O mesmo foi registrado por Bolsonaro, com 55,6% em textos noticiosos e 44,4% em colunas de opinião e análises.

Quando se trata das citações em textos noticiosos, a cobertura da Folha mostrou equilíbrio ao apontar o nome dos dois então concorrentes à Presidência.

Isso porque Bolsonaro teve 24% de menções negativas, enquanto Haddad ficou com 24,4%. A maior diferença se deu nas citações positivas em textos, com Bolsonaro com 20,4% e Haddad com 8,5%.

Por outro lado, Haddad teve mais citações positivas nos textos de colunistas, com 13,9%, do que Bolsonaro, com 11,2%.

Governo de SP

Nos mesmos moldes do levantamento realizado com os postulantes à Presidência, o Banco de Dados Folha também computou, num universo de 7.305 textos, as menções realizadas aos concorrentes ao governo do estado de São Paulo: João Doria (PSDB), com 476 citações, e Márcio França (PSB), com 319.

Nesse total, os textos de tom neutro também são maioria:   68,1% para o governador eleito e  82,4% para seu oponente no segundo turno.

E mais uma vez a maior parte das citações aos candidatos ocorreu em textos noticiosos, com 71,4% na contagem de Doria e 87,5% na de França.

As citações de caráter positivo também mostraram paridade entre os candidatos nas páginas da Folha, com Doria somando 23 citações (4,8%) e França, 20 (6,35%).

Os índices apresentaram maior diferença nas menções de caráter negativo, que marcaram  27,1% das citações a Doria e 11,3% das citações a França.

O governador eleito de São Paulo também esteve mais presente nos textos de colunistas e análises do jornal, com 136 menções, contra 40 de França.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.