Bolsonaro ganha escultura de cartuchos de balas que formam seu rosto

Autor de homenagem, artista defende preocupação ecológica e mensagem de paz

Maeli Prado
São Paulo
"Falei para ele que cada pontinho daquele representa os milhões de pessoas que votaram nele. E que, a partir de janeiro, ele vai ser a cara do Brasil", afirma o artista plástico Rodrigo Gonçalves Camacho, 39, que esculpiu com cartuchos de balas uma peça no formato de um mapa do Brasil preenchido pela imagem do rosto do presidente eleito, Jair Bolsonaro.
 
O artista plástico Rodrigo Gonçalves Camacho com a homenagem a Jair Bolsonaro, em encontro nesta sexta-feira (28)
O artista plástico Rodrigo Gonçalves Camacho com a homenagem a Jair Bolsonaro, em encontro nesta sexta-feira (28) - Reprodução Instagram
 

A segunda homenagem de Camacho a Bolsonaro (a primeira, um busto também feito de cartuchos, foi antes das eleições) foi entregue pessoalmente na manhã desta sexta-feira (28). Durante a tarde, o presidente eleito se encontrará com o primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu.

Se fosse vendida, a escultura custaria cerca de R$ 4.000, de acordo com o artista. Hoje, seus principais clientes são quartéis, bases ou batalhões da polícia espalhados pelo país.

"Minha caneta é um cartucho", diz. "Eu tive a ideia quando fui convidado por um amigo meu, que é subcomandante do Bope [Batalhão de Operações Policiais Especiais], para conhecer o batalhão, que estava fazendo 40 anos. Aproveitei e fui conhecer o Caveirão [veículo blindado do Bope]. Quando eu avistei os cartuchos no chão, e vi o símbolo da caveira, me deu um estalo. Eu ia fazer a caveira do Bope de cartuchos".

Ser eleitor de Bolsonaro, crítico dos "exageros" dos ambientalistas, não impede o artista de ter uma preocupação ecológica. 

"A ideia é reaproveitar um material descartável, que representa a quantidade de vezes que a polícia treina, valorizando mais os policiais. Uso pinos de granada, espoletas, pinos de granada e cartuchos de armas calibre 12, que tem mais cores, para transformar algo violento em arte, em paz". 

 
 
 
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.