Com atraso de dois anos, Planalto registra que Dilma não é mais presidente

Galeria de retratos dos mandatários do país ignorava posse de Temer e não assinalava saída da petista

Gustavo Uribe
Brasília

Com um atraso de dois anos, a Presidência da República registrou nesta terça-feira (11) que Dilma Rousseff (PT) não é mais presidente do país e sofreu um processo de impeachment.

Desde a saída da petista, em agosto de 2016, a tradicional galeria oficial de retratos dos presidentes, exibida na entrada do Palácio do Planalto, ignorava a posse de Michel Temer (MDB), que despacha diariamente no mesmo prédio.

Com a atualização do memorial, além da inclusão da data de entrada do emedebista, foi colocado o seu retrato colorido, o último na sequência de presidentes do país desde a Proclamação da República.
 

 
Foto de Michel Temer é incluída na galeria dos presidentes da República, que fica na entrada do Palácio do Planalto
Foto de Michel Temer é incluída na galeria dos presidentes da República, que fica na entrada do Palácio do Planalto - Gustavo Uribe/Folhapress

A fotografia será trocada por uma preto e branco, como a dos demais mandatários, após a posse de Jair Bolsonaro, em 1º de janeiro.

Com exceção de Dilma e agora Temer, os últimos presidentes só colocaram o retrato preto e branco com o término do mandato. A petista chegou a pendurar o colorido quando assumiu, mas retirou na sequência.

Além da inclusão de Temer, o Palácio do Planalto também registrou no memorial presidencial o nome de Pedro Aleixo, que foi vice-presidente de Costa e Silva (1967-1969).

Ele deveria ter assumido o cargo quando o então presidente sofreu um derrame e foi afastado. 

Na ocasião, a cúpula militar, no entanto, impediu que ele tomasse posse por ser um civil e formou uma junta de militares para governar o país.

Em 2011, um projeto de lei aprovado pelo Congresso garantiu a Aleixo o título de presidente e determinou a sua inclusão no memorial. 

O espaço para a fotografia dele já foi reservado e ela deve ser inaugurada nesta semana

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.