Familiares e amigos se despedem de Eunice Paiva em São Paulo

Símbolo da luta contra arbitrariedades da ditadura, advogada morreu aos 89 anos

São Paulo

Em uma cerimônia informal, familiares e amigos se despediram da advogada Eunice Paiva no cemitério do Araçá, em São Paulo. O enterro ocorreu por volta das 16h desta sexta (14).

Entre os familiares estavam presentes o escritor e jornalista Marcelo Rubens Paiva e a psicóloga e professora titular da USP Vera Paiva. Também compareceram ao enterro o vereador por São Paulo e ex-senador Eduardo Suplicy (PT) e o ex-deputado estadual Adriano Diogo (PT).

Familiares e amigos carregam caixão da advogada Eunice Paiva, símbolo da luta contra o regime militar, sepultada na tarde desta sexta (14) no cemitério do Araçá, zona oeste de São Paulo
Familiares e amigos carregam caixão da advogada Eunice Paiva, símbolo da luta contra o regime militar, sepultada na tarde desta sexta (14) no cemitério do Araçá, zona oeste de São Paulo - Jardiel Carvalho/Folhapress

Eunice morreu na quinta (13) aos 89 anos. Viúva do deputado Rubens Paiva, torturado e morto pela ditadura militar em 1971, se tornou um dos símbolos da luta contra as arbitrariedades daquele período. Ela sofria de Alzheimer desde 2004. Segundo a família, morreu de causas naturais, em decorrência da doença.

A morte de Eunice aconteceu na mesma data que marca os 50 anos da edição do AI-5, que representou o início da fase mais repressora da ditadura militar.

"Hoje há um crescimento da consciência sobre o quão é importante não permitir que aconteçam de novo episódios tão graves. Temos de ficar alertas sobre a necessidade de não permitir quebra de direitos humanos outra vez em nosso Brasil", afirmou Suplicy ao comentar sobre a coincidência entre as datas.

"Deus escreve pelas coincidências. Eunice era uma guerreira", afirmou Vera, ao final da cerimônia.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.