Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

Joice fala por ela e não pelo partido, diz Major Olímpio sobre briga no PSL

Senador foi a formatura de oficiais no interior de SP; Bolsonaro tinha confirmado presença, mas desistiu de última hora

Gabriela Sá Pessoa
São Paulo

O senador eleito Major Olímpio (PSL-SP) colocou na conta da deputada federal eleita Joice Hasselman (PSL-SP) a discussão entre os membros da futura bancada do partido presidente eleito Jair Bolsonaro no Congresso por WhatsApp. Reproduções do bate-boca pelo aplicativo de mensagens chegaram à imprensa na quinta-feira (6).

A bancada do PSL não está em conflito. Não há conflito de todos contra um, é só um se adequar”, afirmou Olímpio nesta sexta-feira (6), depois assentindo que se referia a Joice. 

O deputado federal e senador eleito Major Olímpio (PSL) em Brasília - Pedro Ladeira - 30.out.2018/Folhapress

O senador, presidente do PSL em São Paulo, falou com jornalistas ao chegar à solenidade de formatura de oficiais da Academia da Força Aérea em Pirassununga, no interior de São Paulo. Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal e o general Joaquim Silva e Luna, ministro da Defesa, também apareceram no evento. Jair Bolsonaro também tinha confirmado presença, mas desistiu de última hora para preservar a saúde, disse o presidente eleito em seu perfil no Twitter.

O filho de Bolsonaro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), entrou em uma discussão com Hasselmann sobre a disputa da liderança do partido na Câmara. Ela tem articulado pela função e participa das negociações da formação do novo governo. 

A deputada eleita Joice Hasselmann (PSL-SP) tira fotos e conversa com apoiadores ao sair do CCBB, sede da equipe de transição de governo. - Pedro Ladeira - 5.dez.2018/Folhapress

Na conversa de WhatsApp, Eduardo Bolsonaro, atual líder da bancada na Câmara, acusa a deputada de "atropelar" os correligionários, a chama de "sonsa" e diz que ela tem "fama de louca".

Olímpio afirmou que os deputados eleitos do PSL estão todos unidos. Questionado sobre quem seria a melhor liderança para o governo na Câmara, elogiou Eduardo Bolsonaro e o atual vice-líder da sigla, Delegado Waldir. Para o Senado, defendeu que o senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), também filho do presidente eleito, fique na liderança.

“Se houve manifestação no imaginário dela de que não existia liderança e que só ela é capaz de exercer, isso é um grande equívoco. Joice sempre fala por ela, não pelo partido”, afirmou o senador eleito. 

Quem vazou a conversa do WhatsApp, para Olímpio, foi Joice. “Não tenho dúvida. Alguém tem?”, indagou aos jornalistas.

O senador eleito não se manifestou sobre quando será a nomeação do futuro ministro do Meio Ambiente, última pasta em aberto na futura esplanada de Bolsonaro. Disse apenas que o presidente eleito analisa cinco nomes e que “se Deus quiser será um paulista” —origem de dois cotados para a vaga, Xico Graziano e Ricardo Salles.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.