Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

Ministra disse que mulher nasceu para ser mãe e que ideologia de gênero é morte; conheça

Pastora Damares Alves vai chefiar pasta de Mulheres, Família e Direitos Humanos de Bolsonaro

São Paulo

A mulher nasceu para ser mãe, seu papel mais especial, e dizer que elas estão em guerra com os homens é uma lorota feminista. 

É assim que a pastora evangélica Damares Alves, anunciada nesta quinta-feira (6) como ministra das  Mulheres, Família e Direitos Humanos de Jair Bolsonaro (PSL), versa sobre o feminismo em entrevista gravada no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, para um site conservador do Rio Grande do Norte, o Expresso Nacional. 

Ela, que numa pregação de 2013 se descreveu como pastora, professora, advogada e corintiana, trabalha, por um salário líquido de R$ 4.408, no gabinete do senador Magno Malta (PR-ES), aliado de primeira hora do presidente eleito que acabou esnobado para um cargo na Esplanada. 

 
Damares Alves, indicada para o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos
Damares Alves, indicada para o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos - Pedro Ladeira/Folhapress

​Damares já fez a assessoria jurídica da Frente Parlamentar Evangélica, na qual ficou conhecida pelo bom trânsito com parlamentares. É creditada como fundadora da Atini, uma entidade que zela por crianças indígenas.

Suas pautas se alinham às da bancada que diz falar no Congresso em nome dos evangélicos.

Ao Expresso Nacional, por exemplo, afirmou que a ideologia de gênero é "morte, é morte de identidade", além de condenar o aborto e a legalização das drogas. "O menino abestado por maconha e abusado não vai liderar uma nação, é massa de manobra, [...] não tem senso de crítico."

Com carreira profissional hiperativa, ela diz que, ao contrário do que feministas propagandeariam, é possível, sim, ser do lar e do mercado de trabalho. "Me preocupo com ausência da mulher de casa", diz a pastora da Igreja Quadrangular, que brinca em seguida: amaria passar a tarde deitada na rede, "e o marido ralando muito, muito, muito para me encher de joias". Compara a imagem materna com a da galinha com seus pintinhos embaixo da asa.

Ela já disse ter sido uma sobrevivente da pedofilia, após ter sido estuprada aos seis anos. O ataque a teria deixado incapaz de engravidar.​

O assunto, portanto, tem sua atenção máxima, diz. Para abordar os perigos virtuais, compartilha a história de uma menina que queria procurar na internet trança embutida, escreveu "transa" e teria entrado em choque com o que viu.

O problema, segundo ela, começa com bandas típicas do celeiro progressista, como a roqueira gaúcha Bidê ou Balde?, que tem a música "E Por Que Não?", que vai assim: "Eu estou adorando/ Ver a minha menina/ Com algumas colegas/ Dela da escolinha". O grupo chegou a homologar um acordo numa Vara da Infância que os impede de executar a canção novamente.

A nomeação de Damares foi elogiada por quatro parlamentares evangélicos que a Folha consultou. Um mais próximo de Magno Malta, contudo, disse que o senador não reeleito se sentiu escanteado por Bolsonaro e que vê na indicação de sua assessora uma vã tentativa de colocar panos quentes em sua mágoa com o presidente eleito.
 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.