Nos 50 anos do AI-5, intelectuais e artistas lançam manifesto pela democracia

Documento será tema de ato na Faculdade de Direito do Largo São Francisco nesta quinta (13)

São Paulo

Um manifesto em defesa da democracia será lançado nesta quinta-feira (13), quando se completam 50 anos da edição do AI-5 (O Ato Institucional nº 5), o mais radical do regime militar. Para marcar o acontecimento será feito um ato em defesa da democracia e da Constituição às 19h, no Salão Nobre da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo.

O manifesto Juntos pela Democracia, que nasceu com 563 subscritores iniciais, já reúne assinaturas de 3.790 pessoas pela internet. 

O documento pede a manutenção dos princípios da Constituição Federal de 1988, a República, a democracia e o Estado de Direito. 

"A garantia das liberdades, dos direitos humanos individuais e sociais, do livre exercício da cidadania nos une, para além de eventuais diferenças e nuances ideológicas ou político-partidárias", diz o texto. 

"Enfatizamos nosso compromisso com a pluralidade e a diversidade cultural, de crenças e de comportamento da sociedade brasileira. Nesse sentido, conclamamos os democratas a se unirem para manter as liberdades duramente conquistadas ao longo das últimas três décadas", conclui. 

Entre os nomes que assinam o documento estão o músico Chico Buarque, o jurista e professor emérito da USP Fábio Konder Comparato e o diplomata e ex-ministro Celso Amorim. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.