Reportagem da TV Folha sobre mulheres ciclistas ganha prêmio de mobilidade

Material foi lembrado na 3ª edição do festival Mobifilm

São Paulo

Um vídeo produzido pela TV Folha foi premiado no 3º Mobifilm - Festival Brasileiro de Filmes Sobre Mobilidade e Segurança no Trânsito. A cerimônia foi realizada na noite deste sábado (1º), no Unibes Cultural, em São Paulo.

"Elas no Pedal", que acompanhou a reportagem "Mulheres ciclistas são minoria nas ruas de São Paulo, segundo pesquisa", publicada pela sãopaulo em outubro de 2015, venceu na categoria Vídeo-Mulher, voltada para produções sobre a questão feminina frente a problemas de mobilidade e violência no trânsito.

No vídeo, mulheres que adotaram a bicicleta para trabalhar e se locomover pela cidade discutem os desafios que envolvem o uso desse meio de transporte e contam como driblam obstáculos pelo caminho.

Prêmios foram distribuídos em nove outras categorias, incluindo curtas e longas-metragens independentes, produções institucionais, de estudantes, webséries e animações. O regulamento do festival não tem restrição quanto à data de realização das produções inscritas.

A lista completa de vencedores pode ser vista no site do festival.

Os vencedores foram escolhidos por um júri formado pelo redator e roteirista Jayme Serva, pelo fundador da ONG Cidade a Pé, Mauro Calliari, e pela diretora do Instituto Cidade em Movimento Luiza de Andrada e Silva.

O vídeo da Folha laureado no festival teve reportagem de Amanda Massuela e Giovanni Bello e foi editado por Bello.

Ele ganhou, além do troféu, uma viagem a Fortaleza para participar do Mobilize, cúpula internacional de transportes sustentáveis do ITDP (Instituto de Transporte e Desenvolvimento), a ser realizada em Fortaleza (CE) em junho de 2019.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.