Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

Veja quais são as novas caras que chegam à Câmara dos Deputados

Parlamentares tomam posse nesta sexta-feira (1) para legislatura 2019-2023

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

​Os 513 deputados federais eleitos para a legislatura 2019-2023 tomam posse nesta sexta-feira, em Brasília, em cerimônia na Câmara dos Deputados.

A Folha apresenta, nesta semana, o perfil de alguns desses novatos da Casa.
 

Carla Zambelli (PSL-SP)

Natural de Ribeirão Preto (SP), Carla Zambelli Salgado, gerente de projetos e mãe solteira de João Hélio, virou ativista política em 2011, quando fundou o Nas Ruas —movimento que nasceu, segundo ela, defendendo pautas como a lei da Ficha Limpa e o fim do foro privilegiado, mas que ganhou projeção anos depois, nos atos que pediam o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Leia o perfil completo de Carla Zambelli.

 

Talíria Petrone (PSOL-RJ)

Quando Marielle Franco e Talíria Petrone se conheceram, há cerca de dez anos, a primeira era moradora do Complexo da Maré e a segunda, professora de história em um cursinho popular da favela carioca.

Na sexta (1º), ela tomará posse em Brasília: foi eleita deputada federal com a nona maior votação do estado, enquanto Marielle foi assassinada a tiros em 14 de março de 2018.

Leia o perfil completo de Talíria Petrone.

A deputada federal eleita Talíria Petrone, amiga de Marielle Franco
A deputada federal eleita Talíria Petrone, amiga de Marielle Franco - Carl de Souza - 21.set.18/AFP

Marcel van Hattem (Novo-RS)

Filho de um engenheiro civil e de uma arquiteta, Marcel van Hattem se diz um liberal raiz, cuja formação começou “antes de muitos outros que entraram na onda das candidaturas liberais”. Ganhou notoriedade ao liderar protestos pelo impeachment de Dilma Rousseff.

Virou um dos fundadores do MBL e se tornou em 2018 o deputado federal mais votado do Rio Grande do Sul, defendendo pautas como a redução de impostos, o armamento da população e a Escola sem Partido.

Leia o perfil completo de Marcel van Hattem.

O deputado eleito Marcel van Hattem (Novo-RS) durante coletiva de imprensa do partido
O deputado eleito Marcel van Hattem (Novo-RS) durante coletiva de imprensa do partido - Najara Araújo - 22.jan.2019/Câmara dos Deputados

João Roma (PRB-BA)

Se a Câmara que toma posse nesta sexta-feira (1º) tem uma renovação recorde, com 243 novatos chegando a Brasília, isso não quer dizer que todos os deputados eleitos sejam neófitos na política. 

Um representante dessa ala de "novos velhos" é João Roma (PRB-BA), que assumirá aos 46 anos um mandato eletivo pela primeira vez, mas construiu carreira nos bastidores políticos. 

Leia o perfil completo de João Roma.

João Roma, deputado federal eleito pelo PRB-BA
João Roma, deputado federal eleito pelo PRB-BA - Reprodução/Facebook

Cezinha de Madureira (PSD-SP)

Antonio Cezar Correia Freire é o pastor Cezinha de Madureira. Eleito deputado federal (PSD-SP) com 119 mil votos, é o ungido do bispo Samuel Ferreira, presidente da Assembleia de Deus Ministério Madureira, para alavancar o projeto de poder da igreja.

Madureira nasceu em Ipiaú, na Bahia, e mudou para São Paulo em 1991 sem qualquer relação com o tradicional bairro homônimo no Rio de Janeiro.

Leia o perfil completo de Cezinha de Madureira.

O deputado Cezinha de Madureira - José A. Teixeira/Alesp

Marília Arraes (PT-PE) ​

Recém-chegada à Câmara dos Deputados, a recifense Marília Arraes (PT-PE) diz que a principal tarefa da oposição durante o governo de Jair Bolsonaro (PSL) será a de tentar barrar as pautas do Planalto.

Primeira neta do ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes e prima do ex-presidenciável Eduardo Campos, a deputada eleita deixa a Câmara de Vereadores do Recife, onde esteve pelos últimos três mandatos.

Leia o perfil completo de Marília Arraes.

Marília Arraes (PT-PE), que troca o mandato de vereadora em Recife por uma das vagas de Pernambuco na Câmara dos Deputados - Avener Prado/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.