Veja o rito da posse de Bolsonaro como 42º presidente do Brasil

Eleito desfila, recebe faixa e faz pronunciamento à nação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Marcelo Pliger Daniela Fontinelli
São Paulo

A posse de Jair Bolsonaro (PSL) terá início às 14h45, com o desfile do presidente eleito e sua mulher, Michelle Bolsonaro, da Catedral Metropolitana de Brasília para o Congresso Nacional. 

Por razões de segurança, ainda não se sabe se o trajeto será feito em carro aberto —o tradicional Rolls Royce– ou em veículo fechado. 

O último compromisso do dia está marcado para 18h30, no Itamaraty --uma recepção oferecida por Bolsonaro a seus convidados. 

Bolsonaro cumprirá o rito tradicional da posse, que passa pelo Congresso Nacional e pelo Palácio do Planalto, onde receberá a faixa presidencial de Michel Temer (MDB). 

A chegada de Bolsonaro ao Planalto está prevista para 16h20. Ali ele também faz um pronunciamento à nação, o primeiro como presidente. 

Antes disso, no Legislativo, ocorre o juramento constitucional e um discurso do eleito. A abertura da sessão solene de posse no Plenário da Câmara dos Deputados está prevista para as 15h.

Às 16h, será executado o Hino Nacional, e Bolsonaro fará a revista da tropa em frente ao Congresso Nacional. Também haverá uma salva de 21 tiros de canhão, outra tradição das cerimônias de posse. 

A expectativa é que cerca de 200 mil pessoas compareçam à cerimônia. Em 2015, 40 mil foram à segunda posse de Dilma Rousseff (PT), a mais recente nesse formato.

~

 
 
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.